ENSINO E FORMAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, CAp-UERJ, e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, FFP-UERJ. http://orcid.org/0000-0003-4522-1109

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.2196

Resumo

Apresento o volume 13, número 2 (abril-junho 2022) da Revista Ciências&Ideias, que contém 16 trabalhos científicos distribuídos em três seções – Artigos Científicos, Relato de Experiência e Produto Educacional. Os trabalhos tratam de diferentes temas e enfoques: divulgação científica, sequências didáticas, discursos de ciência, estágio supervisionado, discursos em composições musicais e imagéticas do movimento hip-hop, currículo, Letramento Científico e Tecnológico (LCT), História das Ciências, ingresso no Ensino Superior, permanência no ensino técnico, concepções sobre recifes de coral, aulas de campo na Educação Ambiental, solo e ecossistema, resolução de problemas, jogos didáticos, entre outros; em perspectivas disciplinares, interdisciplinares e interculturais.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, CAp-UERJ, e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, FFP-UERJ.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRJ.

Professora Associada do Instituto de Aplicação da UERJ, é coordenadora e docente do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica desse Instituto, e docente do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com experiência na área de pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, desenvolve estudos sobre formação de professores, currículo, História da Educação em Ciências e práticas interdisciplinares.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Editorial