DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Autores

  • Arielly Alves Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Gardene Maria De Sousa Universidade Federal Do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2155

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Processo de ensino-aprendizagem, Educação superior.

Resumo

Em decorrência da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020, 2021 e início de 2022 a população teve que conviver com inúmeras mudanças em diversos setores, e com a educação não foi diferente, as aulas presenciais foram suspensas para manter o distanciamento social, impossibilitando assim, a disseminação do vírus e o número crescente dos casos. As Universidades Federais suspenderam o calendário acadêmico, afetando assim, milhares de estudantes em diversas regiões brasileiras, com esse novo cenário, entrou em execução um novo formato de ensino que atendesse às necessidades dos discentes e docentes diante a crise sanitária. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as metodologias de ensino adotadas durante o distanciamento social, com a pretensão de discutir sobre como a forma de ensino remoto influenciou os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. O estudo teve uma abordagem qualitativa, e para isso, a pesquisa realizou-se através de um questionário semiestruturado, online, produzido na plataforma do Google Forms, sendo o público alvo da pesquisa os discentes de Licenciatura e Bacharelado. 49 (quarenta e nove) alunos responderam ao questionário e a partir das respostas, foi constatado que 67% dos participantes pertenciam ao gênero feminino, e que a maioria desses alunos estavam cursando o 8° período. Ainda a respeito do levantamento de dados, destacou-se que há uma maior representatividade na modalidade de licenciatura. Pelas respostas abertas, nota-se que o ensino remoto emergencial trouxe mudanças significativas para todos, e as experiências adquiridas estão sendo refletidas nas salas de aulas e no cotidiano. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que apesar do ensino remoto emergencial apresentar dificuldades, a utilização dos recursos tecnológicos mediou da melhor forma o aprendizado dos discentes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia da Informação e Comunicação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação superior.

Biografia do Autor

Arielly Alves Pereira, Universidade Federal do Piauí

Inicio da graduação em ciências biológicas na Universidade federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), após o primeiro semestre fui transferida para Universidade federal do Amazonas (UFAM) onde atuei como bolsista CNPq e FAPEAM, adquirindo experiencias nas áreas de morfologia, histologia e ecologia, dando foco a área de parasitologia de peixes. Atualmente sou Graduanda em licenciatura em ciencias biologicas pela universidade federal do Piauí, no presente momento atuando com o ensino de biologia dentro das escolas de rede. 

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Publicado

2022-09-19