VEIO PARA FICAR? O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS POR CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Alice Ribeiro Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)
  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz)
  • Douglas Falcão Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2152

Palavras-chave:

museus de ciências, centros de ciências, mídias sociais, covid-19, pandemia.

Resumo

Neste artigo, analisamos o uso das mídias sociais por centros e museus de ciências brasileiros no contexto da pandemia de Covid-19, marcado pelo fechamento das instituições para o acesso do público e pela migração das atividades museais para o formato remoto. Por meio de questionário aplicado a gestores(as) de 89 centros e museus de ciências espalhados por todo o Brasil, nosso estudo traz evidências que apontam para um redirecionamento no modo como as mídias sociais são usadas por essas instituições, passando da divulgação de eventos e outras informações de funcionamento, para a educação e divulgação científica. Entretanto, essa mudança ocorreu sem a ampliação de recursos humanos e financeiros, bem como sem formação das equipes para a realização de ações digitais e/ou online. Os participantes da pesquisa acreditam que a atuação online permitiu a ampliação e diversificação geográfica do público e são otimistas sobre a continuidade dessa atuação no pós-pandemia, mas receiam que a falta de recursos possa ser prejudicial à conciliação de ações presenciais e remotas.

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Publicado

2022-09-27