DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA REVISTA VIRTUAL PRODUZIDA POR ALUNOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Emilly Alessandra Luiz de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Diego Adaylano Monteiro Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - SME

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2136

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Divulgação científica, CTS, IPECrianças, Ciências Biológicas.

Resumo

Algumas experiências inovadoras têm sido construídas em universidades para estimular futuros professores a produzirem textos de divulgação científica (TDC). Esta pesquisa apresenta a análise de textos de cinco edições da revista digital IPECrianças, produzidas por alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre os anos de 2013 e 2018. O objetivo desta investigação é compreender como a divulgação científica é evidenciada nessa revista virtual. Para tal, foram analisadas as características que permeiam os TDC voltados para o público infantil, as “Imagens” de cientista transmitidas pela revista e como as relações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) são contempladas pelas publicações. De cerca de oitenta textos, foram selecionados vinte como corpus de análise.  Esses foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). É predominante nos TDC a aplicação do conhecimento científico-tecnológico no cotidiano, a discussão de impactos de ciência e tecnologia, bem como a descrição de informações científicas com base em diferentes áreas da ciência, de forma interdisciplinar. Neste sentido, considera-se que os textos produzidos conseguem se aproximar do universo lúdico, transmitir informações científicas de qualidade e promover reflexões sobre a Ciência no cotidiano e seus impactos, sendo necessário apenas o aprimoramento de algumas discussões a respeito das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos Científicos