A OBRA DE PAULO FREIRE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS ATAS DO ENPEC (1997 A 2019)

Autores

  • Isabela Custódio Talora Bozzini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Anselmo João Calzolari Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2124

Palavras-chave:

Abordagem freireana, Análise de conteúdo, Ensino de Ciências

Resumo

Esta investigação é uma pesquisa bibliográfica que procurou levantar nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), os textos que faziam alguma menção a Paulo Freire e sua obra. A pesquisa demonstrou que o autor só começou a ser citado no evento em 2003, e que a produção com o uso de suas obras tem sido pequena e irregular, totalizando 0,60% do total de artigos publicados até 2019. Além disso, alguns textos apenas mencionam o autor, mas não sua obra. Foi possível verificar ainda que o livro Pedagogia do Oprimido é a referência mais utilizada nos trabalhos. Identificamos os autores da área que mais utilizaram seus referenciais em publicações no evento e, por fim, identificamos que os conceitos educação libertadora, conscientização, investigação temática, diálogo e problematização são os mais recorrentes nos textos encontrados. Podemos apontar, a partir destes temas e demais resultados, caminhos a serem explorados nas obras de Freire que contribuam para a Educação em Ciências.

Palavras-chave: Abordagem freireana; Análise de conteúdo; Ensino de Ciências

Biografia do Autor

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Ciências da Natureza Matemática e Educação

Área de Ensino

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Departamento de Ciências Biológicas

Área de Ensino de Biologia


Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4571-2090

Anselmo João Calzolari, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Ciências da Natureza Matemática e Educação

Área de Ensino

 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6703-9079

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Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão