Elementos Químicos e a Modelagem: uma proposta de ensino a partir de visitas virtuais a museus durante o ensino remoto.

Autores

  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.1966

Palavras-chave:

Modelagem na Educação, Ensino de Ciências, Museu Virtual, Ensino Remoto, Google Sala de Aula

Resumo

O presente artigo descreve uma proposta de ensino envolvendo a Modelagem em Educação no ensino de Ciências, durante o modelo de ensino remoto vigente no Estado do Rio Grande do Sul decorrente da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2. A atividade foi desenvolvida em duas turmas de nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual, via Google Sala de Aula, plataforma de ensino implementada às escolas pelo governo do RS. Durante a introdução e contextualização do tema “A Química no Cotidiano”, os estudantes visitaram a mostra virtual “Cadê a Química?”, com o objetivo de identificarem de que modo os elementos químicos se fazem presentes no dia-a-dia. A partir da visita, eles desenvolveram um modelo em desenho de um cômodo de suas casas, em estilo planta baixa, buscando identificar, com o auxílio de uma Tabela Periódica interativa, os elementos químicos ali presentes. O conteúdo relacionado a elementos químicos, por vezes, se torna abstrato para a aprendizagem dos estudantes. Entretanto, com o desenvolvimento da presente proposta a fim da percepção desses elementos químicos no cotidiano, com o uso da Modelagem como método de ensino, foi possível verificar que o aprendizado do tema pelos estudantes do nono ano foi facilitado. Além disso, como método de pesquisa, criou condições para os estudantes pensarem, agirem e elaborarem seus modelos com autonomia e serem mais autônomos, mais conscientes, evidenciando uma maior compreensão do contexto no qual estão inseridos.

Biografia do Autor

Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/CAPES (2020). Aluna de especialização em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Atualmente é professora de Ciências, Agroecologia e Apoio Pedagógico de Ciências da Natureza no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, softwares ledores, Atendimento Educacional Especializado, inclusão, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, reciclagem e Educação em Saúde.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática; etnomatemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; resolução de problemas; uso de jogos.

Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor da Escola Politécnica e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi coordenador do sub-projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUCRS entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física; formação de professores; história, epistemologia e natureza da ciência.

Referências

AMADOR, Nilgleice Leal; TRINDADE, Rosilene de Jesus; GOMES, Paulo Weslem Portal; RAMOS, Eduardo Zaragoza; SOUZA, Ronilson Freitas de. Estratégia Didática: utilizando a modelagem para facilitar o ensino e aprendizagem da temática terra e universo. Actio: Docência em Ciências, v. 3, n. 3, p. 26-42, 2018.

ANGELO, Carise Martins; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. Websites dos Museus de Ciências: como está sendo usado este meio de divulgação científica? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0345-1.pdf. Acesso em: 03 fev. 2021.

ARAÚJO, Helenice Maria Costa. O Uso das Ferramentas do Aplicativo “Google Sala de Aula” no Ensino de Matemática. 2016. 93f. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/ba09/04d3fde03fd3650612378fcd5f2ea446a0db.pdf. Acesso em: 03 fev. 2021.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Perspectivas metodológicas em Educação Matemática: um caminho pela Modelagem e Etnomatemática. Caderno Pedagógico, v. 9, n. 1, p. 27-38, 2012.

BONOTTO, Danusa de Lara; SCHELLER, Morgana; BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem nas Ciências e Matemática: percepção de professores em formação continuada. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; 2015, São Carlos. Anais... São Carlos, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303858008_MODELAGEM_NAS_CIENCIAS_E_MATEMATICA_PERCEPCAO_DE_PROFESSORES_EM_FORMACAO_CONTINUADA. Acesso em: 10 fev. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2017. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 10 fev. 2021.

CAMPOS, Denílson Gomes. O Desenvolvimento de Posturas Críticas nos Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5960. Acesso em: 03 fev. 2021.

CARNEIRO, Jairo Rodrigo Soares; LOPES, Alba Sandyra Bezerra; CAMPOS NETO, Edmilson Barbalho. A Utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à educação contextualizada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO; 2018, Fortaleza Anais... Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7909/5608. Acesso em 03 fev. 2021.

DIAS, Paula da Veiga Pessoa. Um Estudo dos Saberes acerca dos Modelos e da Modelagem no Ensino de Ciências: possíveis contribuições de um processo formativo. Dissertação (Mestrado em Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7477. Acesso em: 03 fev. 2021.

DIAS, Paula da Veiga Pessôa; LIMA, Analice de Almeida. Um Estudo dos Saberes Acerca da Modelagem no Ensino de Ciências Utilizando Grupo Focal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC; 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1638-1.pdf. Acesso em 03 fev. 2021.

EICHLER, Marcelo Leandro; PINO, José Cláudio Del. Museus virtuais de Ciências: uma revisão e indicações técnicas para o projeto de exposições virtuais. Renote – Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n.2, p. 3-13, 2007.

FERREIRA, Poliana Flavia Maia. Modelagem e suas Contribuições para o Ensino de Ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico. Dissertação (Mestrado em Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-85UP2D. Acesso em: 03 fev. 2021.

KENSKI, Vani. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.

MARTINS, Gabriel de Almeida; SILVA, Davi Milleli. Museu, Educação e o Covid-19: uma abordagem teórica dos acervos digitais em meio ao isolamento social. Boca: Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 4, p. 55-59, 2020.

NASCIMENTO, Cecília Maria Pinto; SILVA, Douglas Falcão; VALENTE, Maria Esther Alvarez. A Divulgação da Astronomia por Museus e Centros de Ciências por Meio da Internet. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC; 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2007. Disponível em: nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1096.pdf. Acesso em 10 abr. 2021.

NASCIMENTO, Tereza Cristina Moraes. Museus Virtuais de Ciências: historicizando o conceito de museu, popularização da ciência e inclusão digital. Revista Museu Virtual, v. 1, n. 1, p. 12-24, 2010.

PAULA, Marlúbia Corrêa; LARA, Isabel Cristina Machado. Museu Interativo: uma possibilidade de alfabetização científica. In: ROCHA FILHO, João Bernardes da; BORGES, Regina Maria Rabello; GESSINGER, Rosana Maria; LARA, Isabel Cristina Machado de. (Orgs.). Parcerias entre Escolas e um Museu Interativo: contribuições à cultura e educação cientifica e tecnológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014, p. 51-57.

PINTO, Tânia Alexandra Ferreira. A Visita de Estudo Virtual como Estratégia Pedagógica: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal, 2015. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/7918. Acesso em 03 fev. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Orientações à Rede Pública Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para o Modelo Híbrido de Ensino, 2020a. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202103/03154054-2021-orientacoes-a-rede-publica-estadual-de-educacao-do-rio-grande-do-sul-para-o-modelo-hibrido-de-ensino.pdf. Acesso em 10 abr. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Matriz de Referência para Modelo Híbrido de Ensino (Presencial e não Presencial) do Ano Letivo de 2020 da Rede Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, 2020b. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/matriz-de-referencia. Acesso em: 10 abr. 2021.

SANTOS, Graciela Vargas dos; FALAVIGNA, Gládis. Uso de Museu Virtual como Recurso Didático para Auxiliar o Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Química para Alunos da EJA. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO – COLBEDUCA; 2018, Braga e Paredes de Coura/Portugal. Anais... Braga e Paredes de Coura/Portugal, 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11455. 2018. Acesso em: 10 abr. 2021.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. (2020). A Educação em Tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, n. 20161289, p. 1-24, 2020.

SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Renote – Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2016.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em 16 abr. 2021.

SILVA, Aires da Conceição. Da Sala de Aula para Nossa Casa - A Química do Cotidiano - Relatos de Experiência de Alunos Cegos e com Baixa Visão sobre a Exposição "Cadê a Química?". In: PASCHOAL, Claudia Lucia Lessa; SILVA, Aires da Conceição; RANGEL, Fabiana Alvarenga; RODRIGUES, Maria Rita Campello; ROSA, Patrícia Ignácio da (Orgs.). Fazeres Cotidiano, Dizeres Reunidos: uma coletânea de textos do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2014, p. 190-199.

SOARES, Charles Tiago dos Santos; SILVA, Ana Maria Marques da. Escolha e Controle em um Ambiente Museal: um estudo com professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 117-198., 2013.

SOUSA, Emerson Silva de; LARA, Isabel Cristina Machado de. Análise de Modelos: uma alternativa metodológica de ensino caracterizada por um grupo de professores do ensino básico. Research: Society and Development, v. 7, n. 4, p. 1-17, 2018.

SOUZA, Affonso César Santos de; SOUZA, Flávia Veloso. Uso da Plataforma Google Classroom como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3315/1/ACSS30112016.pdf. Acesso em 10 abr. 2021.

TROES, Fernanda. Modelagem no Ensino de Ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas. Dissertação (Mestrado em Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/5555?locale-attribute=es. Acesso em 03 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-19