DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE INOVAÇÃO

Autores

  • Leandro Rafael Rabello Largura Universidade Federal Rio de Janeiro - UFRJ / Escola de Belas Artes - EBA / Departamento Desenho Industrial - BAI http://orcid.org/0000-0002-4875-8991
  • Renata Heisler Neves UERJ / Docente
  • Flávia Lima do Carmo UFRJ / Docente

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1941

Palavras-chave:

Inovação, Propriedade Intelectual, jogos lúdicos

Resumo

Este artigo trata do desenvolvimento e aplicação de jogos lúdicos para crianças do ensino fundamental I sobre inovação e tem como finalidade expor o uso de jogos lúdicos como estratégia de educação em propriedade intelectual para crianças. Nossa pesquisa é descritiva do tipo relato de experiência e constituiu na elaboração de diferentes tipos de jogos lúdicos sobre inovação, com a ida às escolas para avaliar o aprendizado dos alunos sobre o tema desenvolvido. Com o resultado do pré-teste identificou-se que as maiorias das crianças desconhecem o assunto “Inovação” principalmente na escola pública, enquanto que na escola privada, foi possível perceber um grau de conhecimento prévio. Após a realização dos jogos e do pós-teste aplicado, foi observado a eficácia da atividade educativa, visto que as informações demostraram que a maioria dos alunos aprenderam um pouco mais sobre o assunto.

Biografia do Autor

Leandro Rafael Rabello Largura, Universidade Federal Rio de Janeiro - UFRJ / Escola de Belas Artes - EBA / Departamento Desenho Industrial - BAI

Graduação em Engenheiro de Produção (2013) e segundo grau Técnico em Mecânica (2006). Têm experiência na área de controle de qualidade (Instituto Nacional de Técnologia - INT), manutenção e projeto mecânicos (INFRAERO) e assuntos educacionais (Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ)

Renata Heisler Neves, UERJ / Docente

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e Pós-doutado pelo Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados - IOC- Fiocruz (2012). É professora associada da Disciplina de Parasitologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro da Faculdade de Ciências Médicas e bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (Prociência) da UERJ (2017-2020). Participa como Docente permanente do Programa de Pós graduação em Biologia Humana e Experimental (BHEx ? UERJ) e Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Microbiologia (UERJ). Atualmente faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Parasitologia com o cargo de primeira tesoureira. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia de Parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Helmintos de interesse médico e veterinário, trematódeos, Schistossoma mansoni; co- morbidades (associação da esquistossomose mansônica com outras morbidades como:desnutrição protéica, diabetes, dislipidemia, alcoolismo e síndrome metabólica); eficácia terapêutica diante da associação da esquistossomose e co-morbidades, relação parasito-hospedeiro, análise de vermes adultos por diferentes técnicas, dentre elas, a microscopia de varredura a laser confocal, análise histopatológica de tecidos, estereologia e interação parasito e microbiota. Além disso, atua como coordenadora em dois projetos de extensão da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ): um de Educação e saúde na área de Parasitologia para alunos do curso de enfermagem e o segunda da Liga de Parasitologia da UERJ para alunos das áreas biomédicas tendo experiência em ações extensionistas de Educação e Saúde voltados a Parasitologia em locais formais e não formais de ensino.

Flávia Lima do Carmo, UFRJ / Docente

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPQ Nível 2- possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007, 2011). Atuou como professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) ministrando a disciplina Microbiologia e Imunologia. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, propriedade intelectual, patentes, monitoramento tecnológico, biotecnologia, microbiologia ambiental, qualidade de água, diversidade microbiana, ecologia microbiana molecular, biotecnologia, bioprospecção e biorremediação de ecossistemas impactados com óleo especialmente em ambientes marinhos e costeiros. É sócio fundadora do Instituto Coral Vivo. É membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa, unidade da Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ estando envolvida nas discussões da Biodiversidade e Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado, membro do Comitê de Inovação da UFRJ e professora permanente do PROFNIT/Ponto Focal UFRJ. Foi responsável pela implementação do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) na UFRJ, sendo coordenadora por 4 anos.

Referências

BORGES T. S.; ALENCAR G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 2014.

BRÃO, A. F. S.; PEREIRA, A. M. T. B. Biotecnétika: Possibilidades do jogo no ensino de genética. Revista Electrónica de Enseñanza de Lãs Ciencias, 2015.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, 2012.

DA COSTA BARANITA, I. M. A Importância do Jogo no Desenvolvimento da criança, 2012

DE ANDRADE, E. C.; CHARVET, P. Inovação: o que é o como podemos integrá-la à Educação?, 2011.

DE NEGRI, F. Novos caminhos para a inovação no Brasil. Editora Wilson Center, 2018.

DRUKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. Editora Pioneira, 1987.

FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Bra¬sília: Líber, 2006.

FREIRE, P. N. A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: 1993.

GOUVÊA, L. G.; SUART, R. C. Análise das Interações Dialógicas e Habilidades Cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química. Ciências & Cognição, 2014.

HAINEY, T. et al. Atitudes dos alunos em relação a jogar e usar jogos na educação: Comparando a Escócia e a Holanda. Computadores e Educação, 2013.

KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

MORAN, J. M. Metodologias inovadoras com tecnologias, 2014.

OLEQUES R. C. et al. Ludicidade, um Recurso Didático para o Ensino da Língua Espanhola na Educação Infantil. São Paulo: Partes, 2009.

PIAGET, J. A Formação do Simbolo na criança. Livros técnicos e científicos, 1990

SAVI, R. et al. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. Porto Alegre: CINTED-UFRGS, 2010. Disponível em . Acesso em: 12 nov. 2019.

WADS WORTH, B. Jean Piaget para o professor da pré-escola e 1º grau. São Paulo: Pioneira, 1984.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Produto Educacional