A COMPLEXIDADE DOS ESTUDOS SOBRE O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1916Palavras-chave:
Currículo, Ensino Fundamental, Dimensão política e sociocultural do corpo.Resumo
O corpo humano é um objeto de conhecimento tratado na Base Nacional Comum Curricular pelas Ciências da Natureza sob a perspectiva biológica predominantemente. Contudo, considerando o conhecimento em suas múltiplas dimensões, reconhece-se que há uma complexidade sobre o corpo humano e, por isso, a educação e o ensino não podem se restringir a estudos que o tratem somente pelo viés biológico. O corpo é o local das inscrições de poderes/saberes forjados no meio social e cultural e que atingem o sujeito. Para tanto, o objetivo do presente artigo é refletir sobre o conceito corpo a partir de referenciais teóricos que o abordam na perspectiva sociocultural e política, para ampliar a visão biológica tratada pelo Ensino de Ciências(EC). A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica segundo aportes teóricos elaborados por Foucault e Le Breton e, também, pelo campo dos Estudos Culturais. As análises e reflexões são produzidas a partir dos conceitos ‘poder disciplinar’, ‘biopoder’, ‘corporeidade’, ‘sexualidade’ e ‘gênero’. Os resultados indicam que os estudos sobre o corpo demandam de uma complexidade do conhecimento, circunscrita na cultura e no contexto social, que pode potencializar uma perspectiva complexa ao Ensino de Ciências, contribuindo para construção das subjetividades e identidades dos alunos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 mar. 2021.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; FREITAS, Denise; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. O corpo da ciência, do ensino, do livro e do aluno. In: PAVÃO, Antônio Carlos (coord.). Coleção explorando o ensino: Ciências, Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 61-76.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, vol. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. O cotidiano das aulas de ciências a partir do viés do gênero: contribuições para a pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm Acesso em: 10 mar. 2021.
FRANCO, Ronan Moura; MARINHO, Julio Cesar Bresolin; DA SILVA, Fabiane Ferreira. Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspectiva da educação para a sexualidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 340-356, 2020.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 29-39.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 71-83, 2010.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-75, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MENDES, Cláudio Lúcio. O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 39, p. 167-181, 2006.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
QUADRADO, Raquel Pereira; RIBEIRO, Paula Regina Costa. O corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo. Enseñanza de las Ciências, número extra, VII Congresso, 2005.
REIS, Hellen José Daiane Alves; O corpo humano é: discursos sobre o corpo em livros didáticos de ciências do ensino fundamental de escolas municipais de São Luís – MA. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Maranhão. São Luís, 2017. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2003. Acesso em: 27 abr. 2021.
SOARES, Emerson de Lima. As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13860. Acesso em: 27 de abr. 2021
VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e os estudos culturais. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tainá Griep Maronn, Neusete Machado Rigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).