A COMPLEXIDADE DOS ESTUDOS SOBRE O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Tainá Griep Maronn Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1916

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, Dimensão política e sociocultural do corpo.

Resumo

O corpo humano é um objeto de conhecimento tratado na Base Nacional Comum Curricular pelas Ciências da Natureza sob a perspectiva biológica predominantemente. Contudo, considerando o conhecimento em suas múltiplas dimensões, reconhece-se que há uma complexidade sobre o corpo humano e, por isso, a educação e o ensino não podem se restringir a estudos que o tratem somente pelo viés biológico. O corpo é o local das inscrições de poderes/saberes forjados no meio social e cultural e que atingem o sujeito. Para tanto, o objetivo do presente artigo é refletir sobre o conceito corpo a partir de referenciais teóricos que o abordam na perspectiva sociocultural e política, para ampliar a visão biológica tratada pelo Ensino de Ciências(EC). A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica segundo aportes teóricos elaborados por Foucault e Le Breton e, também, pelo campo dos Estudos Culturais. As análises e reflexões são produzidas a partir dos conceitos ‘poder disciplinar’, ‘biopoder’, ‘corporeidade’, ‘sexualidade’ e ‘gênero’. Os resultados indicam que os estudos sobre o corpo demandam de uma complexidade do conhecimento, circunscrita na cultura e no contexto social, que pode potencializar uma perspectiva complexa ao Ensino de Ciências, contribuindo para construção das subjetividades e identidades dos alunos.

Biografia do Autor

Tainá Griep Maronn, Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo

Graduada no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. 

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências PPGEC/UFFS.

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Mestrado em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 mar. 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira; FREITAS, Denise; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. O corpo da ciência, do ensino, do livro e do aluno. In: PAVÃO, Antônio Carlos (coord.). Coleção explorando o ensino: Ciências, Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 61-76.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, vol. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. O cotidiano das aulas de ciências a partir do viés do gênero: contribuições para a pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm Acesso em: 10 mar. 2021.

FRANCO, Ronan Moura; MARINHO, Julio Cesar Bresolin; DA SILVA, Fabiane Ferreira. Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspectiva da educação para a sexualidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 340-356, 2020.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 29-39.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 71-83, 2010.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-75, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

MENDES, Cláudio Lúcio. O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 39, p. 167-181, 2006.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

QUADRADO, Raquel Pereira; RIBEIRO, Paula Regina Costa. O corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo. Enseñanza de las Ciências, número extra, VII Congresso, 2005.

REIS, Hellen José Daiane Alves; O corpo humano é: discursos sobre o corpo em livros didáticos de ciências do ensino fundamental de escolas municipais de São Luís – MA. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Maranhão. São Luís, 2017. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2003. Acesso em: 27 abr. 2021.

SOARES, Emerson de Lima. As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13860. Acesso em: 27 de abr. 2021

VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e os estudos culturais. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos Científicos