ESCOLA, HIP-HOP E ENSINO DE CIÊNCIAS: DISRUPÇÕES NA NATUREZA DA TECNOCIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1887

Palavras-chave:

educação científica, apropriação social da tecnociência, hip-hop latino-americano

Resumo

Por sentidos controversos de escola, a tensionamos da periferia Sul global, em que selecionamos discursos e textos das expressões de uma cultura artístico-urbana protagonizada por aquelas/es socioculturalmente periferizadas/os e subalternizadas/osna América Latina: autoras/es do movimento hip-hop. Com isso, objetivamos compreender quais perspectivas inter-relacionais esse espaço-tempo de interlocução cultural pode nos revelar sobre a natureza da tecnociência, como possibilidade para o ensino de Ciências da Natureza, a partir da escola pública. Com aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso, que considera a linguagem não-neutra, pois afetada pelo imaginário social que constitui e é constitutiva de sujeitas/os no cerne da ideologia dominante, selecionamos composições musicais e imagéticas que tensionam (por seus sujeitas/os autoras/es) a atuação institucional da escola sob uma perspectiva intercultural, curricular e de interlocução educador-educando. Esse recorte, que privilegia expressões do hip-hop latino-americano, traz resultados cujas análises revelam importantes possibilidades interseccionais sobre a natureza da tecnociência, na interlocução entre mestres decoloniais e o espaço-tempo da escola pública.

Biografia do Autor

Roberth De-Carvalho, Instituto Federal de Santa Catarina

Departamento de Infraestrutura

Referências

ALMEIDA, Ana Paula Tripadalli de. A alimentação na educação em ciências: discursos, silêncios e a busca por outros olhares. In: CASSIANI, Suzani; VON LINSINGEN, Irlan. (orgs.). Resistir, (re)existir e (re)inventar a educação científica e tecnológica. Florianópolis, Brasil: UFSC/CED/NUP, p. 75-101. Disponível em: https://nupced.paginas.ufsc.br/files/2019/08/Ebook-PPGECT_Suzani-com-401-p%C3%A1ginas.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. (Introdução). 2. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-26. (Col. cultura negra e identidades).

BIBLIASPA. Sobre a Bibli-ASPA. BibliASPA [online], 2003. São Paulo, Brasil. Disponível em: https://bibliaspa.org/. Acesso em: 15 jan. 2021.

DIAS, Cristiane Correia. A pedagogia hip-hop: consciência, resistência e saberes em luta. Curitiba: Appris, 2019. (Col. Educação, tecnologias e transdisciplinaridade).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Col. leitura).

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GANHOR, João Paulo; VON LINSINGEN, Irlan. Sentidos sobre ciência e tecnologia no rap nacional. R. B. E. C. T., v. 8, n. 2, jan./abr. 2015. p. 195-207. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n2.2987. Acesso em: 5 jan. 2021.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 223-246. (Col. cultura negra e identidades).

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 12. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento: Modernidade, império e colonialidade. Rev. Crítica de Ciências Sociais [online], 80. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/695. Acesso em: 10 jan. 2021.

MÉXICO. Gobierno de México, Secretaría de Comunicaciones y Transportes. Inauguración del macromural ‘Pachuca se pinta’. Disponível em: http://www.sct.gob.mx/despliega-noticias/article/inauguracion-del-macromural-pachuca-se-pinta/. Acesso em: 20 jan. 2021.

MUTANTESTYLE. El rap de la escuela. Letra e composição autoral de MutanteStyle. musica.com, s/d. Disponível em: https://www.musica.com/letras.asp?letra=1834162. Acesso em: 15 jan. 2021.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Eu, tu, ele: discurso e real da história. 2. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2015.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

PARANÁ. Governo do Estado, Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: PDE (Produções didático-pedagógicas). Paraná: Secretaria de Educação, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_port_pdp_marcia_do_rocio_siqueira_faria_jambiski.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

PINHO, Osmundo. Etnografia e emancipação: decolonizando a antropologia na escola pública. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. 1. reimp. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica, 2019. p. 341-360. (Col. cultura negra e identidades).

SILVEIRA, José Carlos da; CASSIANI, Suzani. Formação de jovens talentos para a ciência: produção, circulação e apropriações de um discurso. In: CASSIANI, Suzani; VON LINSINGEN, Irlan. (orgs.). Resistir, (re)existir e (re)inventar a educação científica e tecnológica. Florianópolis, Brasil: UFSC/CED/NUP, p. 39-73. Disponível em: https://nupced.paginas.ufsc.br/files/2019/08/Ebook-PPGECT_Suzani-com-401-p%C3%A1ginas.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

SNJ, Somos Nós a Justiça. Viajando na balada. In: Se tu lutas tu conquistas. Letra de SNJ. SNJ Oficial [Youtube], 8 ago. 2015. São Paulo, Brasil: Produtora Cultural, 2001. Faixa 5. Álbum discográfico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6vfH11fB-8s&list=PL4nM7dgfH2zkTKnsKCVpBUebH_7FieXER. Acesso em: 15 jan. 2021.

SUGAYAMA, Soraya. Ferréz: produção material e cultura na quebrada. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, Brasil, 2019.

WALSH, Catherine. ¿Qué saber, qué hacer y cómo ver? Los desafíos y predicamentos disciplinares, políticos y éticos de los estudios (inter)culturales desde América andina. In: WALSH, Catherine. (ed.). Estudios culturales latinoamericanos: retos desde y sobre la región andina. Quito, Equador: Universidad Andina Simón Bolívar / Abya-Yala, 2003. p. 11-28. Disponível em: https://digitalrepository.unm.edu/abya_yala/380/. Acesso em: 17 jan. 2021.

WESLEY. Rap da escola. Letra de Wesley. Letras [online], [2010?]. Disponível em: https://www.letras.mus.br/wesley/1455071/. Acesso em: 18 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Artigos Científicos