A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1847

Palavras-chave:

identidade profissional, professor, biólogo, representações sociais.

Resumo

Este artigo versa sobre a construção da identidade profissional de estudantes sobre suas ocupações futuras: professor e biólogo. Em um curso de Ciências Biológicas, analisamos a estrutura das Representações Sociais de 190 estudantes ingressantes e concluintes durante três anos. O objetivo central da pesquisa foi evidenciar o processo de modificação das representações dos estudantes ao longo do processo de formação, o que corrobora com a premissa de influência do curso de graduação na identidade profissional. Foram utilizados questionários de livre associação de palavras para a construção de quadros de representação cuja análise possibilitou interpretar características destas identidades. O percurso metodológico foi baseado na Teoria das Representações Sociais, com aproximação a sua vertente estrutural. Para os ingressantes o professor é representado centralmente como educador, responsável e essencial. Enquanto os concluintes expressam sua representação com educador e ensinar. Com relação ao biólogo, a representação dos ingressantes se centraliza nos termos pesquisador, curioso, necessário e amor, modificando nos concluintes para cientista, curioso, amor, conhecimento e conscientizador. A partir da análise dos termos centrais citados acima, e demais palavras presentes na periferia da representação, constatamos significativas mudanças nas representações sociais dos estudantes. Neste sentido, reforçamos a influência do curso de graduação na construção de identidades profissionais dos futuros professores e biólogos e,  à vista disso, a responsabilidade atrelada aos seus projetos pedagógicos, corpo docente e estrutura.

PALAVRAS-CHAVE: identidade profissional; professor; biólogo; representações sociais.

Biografia do Autor

Fábio Luis Krützmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Ciências Biológicas licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação em Ciências no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências Quimica da Vida e Saude da UFSM. Doutorando no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências Quimica da Vida e Saude da UFSM. Professor de ciências e biologia na Educação Basica.

Isadora Esteve Torres, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicologa pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do Programa de Demanda Social (CAPES).

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP) e Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática (FEUSP). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM). Líder do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA.

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Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Artigos Científicos