UM ESTÁGIO NO MUSEU COM PRIMO LEVI: CIÊNCIA, LITERATURA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1823

Palavras-chave:

ensino de Química, estágio supervisionado, museus de ciências, Primo Levi

Resumo

O relato de experiência descrito está inserido na discussão e defesa da necessidade de ampliação dos espaços formativos envolvidos no estágio curricular supervisionado. Os museus de ciências apresentam potencialidade de difundir conhecimentos não fragmentados e são peças importantes para uma divulgação científica com compromisso social. Tivemos como objetivo oferecer a futuros professores uma atuação crítica e reflexiva sobre as possibilidades de ações educativas para o ensino de Química em museus de ciências e construir uma exposição com base na vida e na obra do químico e escritor Primo Levi. O trabalho foi realizado no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para o curso de licenciatura em Química, com abordagem em três eixos: i) teórico: estudos sobre a interface entre a educação, educação museal e educação em ciências; ii) observacional: visita a quatro museus de ciências; e, iii) prático: planejamento, montagem e execução da exposição a partir da seleção de conteúdos e transposição museográfica da obra híbrida e humanística de Levi. Como principais resultados da experiência formativa, destacamos: a construção de uma proposta de museu e de sua função social; a valorização dos espaços museais; a importância da preparação docente para atuar e trabalhar com esses espaços; os desafios do processo de construção de uma exposição; o reconhecimento da relação existente entre ciência e literatura.

Biografia do Autor

Luciane Jatobá Palmieri, Universidade Federal do Paraná - Campus de Curitiba

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Paraná.

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara

Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Química pela UNESP, Araraquara-SP. Docente da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru-SP.

Rafaela Valero da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Bauru-SP. Mestre em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Bauru-SP. Licenciada em Química pela UNESP, Araraquara-SP. 

Carlos Sérgio Leonardo Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Bauru-SP. Licenciado em Química pela UNESP, Araraquara-SP.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Relato de Experiência