UM ESTÁGIO NO MUSEU COM PRIMO LEVI: CIÊNCIA, LITERATURA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1823Palavras-chave:
ensino de Química, estágio supervisionado, museus de ciências, Primo LeviResumo
O relato de experiência descrito está inserido na discussão e defesa da necessidade de ampliação dos espaços formativos envolvidos no estágio curricular supervisionado. Os museus de ciências apresentam potencialidade de difundir conhecimentos não fragmentados e são peças importantes para uma divulgação científica com compromisso social. Tivemos como objetivo oferecer a futuros professores uma atuação crítica e reflexiva sobre as possibilidades de ações educativas para o ensino de Química em museus de ciências e construir uma exposição com base na vida e na obra do químico e escritor Primo Levi. O trabalho foi realizado no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para o curso de licenciatura em Química, com abordagem em três eixos: i) teórico: estudos sobre a interface entre a educação, educação museal e educação em ciências; ii) observacional: visita a quatro museus de ciências; e, iii) prático: planejamento, montagem e execução da exposição a partir da seleção de conteúdos e transposição museográfica da obra híbrida e humanística de Levi. Como principais resultados da experiência formativa, destacamos: a construção de uma proposta de museu e de sua função social; a valorização dos espaços museais; a importância da preparação docente para atuar e trabalhar com esses espaços; os desafios do processo de construção de uma exposição; o reconhecimento da relação existente entre ciência e literatura.
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