A INFLUÊNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

Autores

  • Maria Celeste Caberlon Maggioni UFRGS
  • Márcia Finimundi Nóbile UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1814

Palavras-chave:

laboratório de química, pilha galvânica, experimentação

Resumo

O presente artigo propicia algumas reflexões sobre a influência do laboratório de química no entendimento dos conceitos associados ao funcionamento de uma pilha galvânica para os estudantes da terceira série do ensino médio. Pesquisar se a atividade experimental ainda aguça a curiosidade dos jovens que estudam nessa etapa e relacionar a teoria e prática, nesses tempos de incerteza, vivenciados pela educação formal, também são objetivos desse estudo. A celeridade dos avanços tecnológicos e transformação social, associada à reforma do Ensino Médio, impõe desafios constantes. Portanto, diversificar as práticas escolares e organizar os currículos a fim de tornar as aulas mais atraentes são fundamentais. Para melhor compreensão, menciona-se a “modernidade líquida” desenvolvida por Bauman (2007) e as mudanças no currículo propostas na nova Base Nacional Comum Curricular. Como aspecto metodológico, foram selecionadas duas turmas da terceira série do ensino médio como amostra. Aplicou-se um questionário, sem estudo prévio a respeito, envolvendo o assunto pilha galvânica. Na sequência, os discentes foram levados ao laboratório para a construção da referida pilha e, posteriormente, responderam ao mesmo questionário como forma de comparar resultados e propor discussões. Como embasamento teórico, o estudo fundamentou-se em Ciscato e Beltran (1991), Giordan (1999), Ferreira (2012), entre outros. Na análise dos resultados, observou-se que a experimentação é um fator que corrobora a aprendizagem dos estudantes, mesmo o estudo não estando findado, salientando, ainda, ser esse de caráter exploratório. A atividade investigativa, proporcionada pela aula experimental, mobiliza uma ampla gama de habilidades e competências dos jovens que se estende desde simples reflexões ao letramento científico.

PALAVRAS-CHAVE: laboratório de química; pilha galvânica; experimentação.

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Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Artigos Científicos