PERCEPÇÕES DE FUTUROS MEDIADORES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Suellen de Oliveira Espaço Ciência Viva Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pedro Vitiello Espaço Ciência Viva
  • Robson Coutinho Silva Espaço Ciência Viva Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1758

Palavras-chave:

sexualidade, educação sexual, mediadores, museus de ciências, espaços de ensino não formal

Resumo

A atuação do mediador exige amplo conhecimento científico e segurança. Para identificar as percepções dos futuros mediadores acerca da educação sexual no contexto dos museus de ciências, convidamos os participantes de um curso de capacitação a responder um questionário. A análise do conteúdo revelou que os participantes reconhecem a importância de abordar a sexualidade nos museus de ciências. No entanto, a maioria relata dificuldade para mediação sobre o tema, pois o consideram tabu, têm pouco conhecimento sobre o mesmo e se sentem inseguros para lidar com o público. Os assuntos mais citados pertencem às categorias “Corpo: matriz da sexualidade” e “Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis”, já os conceitos como gênero e orientação sexual foram pouco mencionados, refletindo o processo formativo vivenciado no ensino formal, cuja abordagem não foi considerada pela maioria como satisfatória. Sendo assim, os resultados indicam a necessidade de inclusão de diferentes aspectos da sexualidade na formação de mediadores dos museus de ciências.

Biografia do Autor

Suellen de Oliveira, Espaço Ciência Viva Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos