DA EXPERIMENTAÇÃO AO MUNDO: PRÁTICAS AMBIENTAIS APLICADAS COMO PERSPECTIVA DE INTEGRALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1745

Palavras-chave:

Práticas Ambientais, Roteiro, Experimentação, Educação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de aplicação de roteiro didático, teórico-prático, com especial atenção aos recursos hídricos, alvitrado à Educação Básica. O estudo descreve uma sequência didática intitulada “Da Experimentação ao Mundo” e configura um arcabouço atrativo para o desenvolvimento de projetos de ensino, sob a perspectiva dialógica e reflexiva em questões ambientais vigentes. Essa proposição objetiva que acadêmicos e profissionais da educação fundamentem a cientificação de conceitos através da experimentação na Área de Ciências da Natureza, além de envolver e encorajar os estudantes às experiências investigativas no meio em que estão inseridos, propiciando o aprendizado em sua integralidade. A sequência didática abarca duas seções, sendo a primeira contextual e posteriormente a aplicada, partindo dos objetivos da aprendizagem e habilidade no cerne proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que, o emprego metodológico desenvolva a criticidade frente as agruras vivenciadas a natureza, contribuindo assim, para a manutenção dos recursos naturais, hoje e em um futuro próximo. Despertar a consciência para com a proteção e manutenção dos recursos naturais desde a tenra infância ainda é um processo a ser dirimido. Para tanto, práticas educativas que desvelem a inquietação acerca de respostas ou reflexões-ações reconhecendo o ambiente como inerente à sua sobrevivência, podem contribuir sobremaneira para diminuir a distância ente teoria e prática, refletindo assim, na manutenção salutar desses recursos.

PALAVRAS-CHAVE:  Práticas Ambientais; Roteiro; Experimentação; Educação Básica.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Bohn Vieira, Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari.

Mestre pelo Instituto Federal Catarinense - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Ambiente (PPGTA), Ciências Ambientais.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense.

Doutor em Geografia, Docente permanente no Instituto Federal Catarinense (IFC) dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari).

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Produto Educacional