VIVÊNCIAS E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1744

Palavras-chave:

Aulas remotas, Tecnologias na educação, Professores.

Resumo

O isolamento social foi uma medida usada para minimizar a rápida propagação da COVID-19, em virtude disso, interrompeu várias atividades na sociedade. A aula remota foi uma estratégia educacional empregada para promover a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, há poucos estudos que avaliam a eficiência do ensino remoto nas escolas brasileiras. O estudo teve como objetivo analisar como a pandemia da COVID-19 tem afetado a educação, dando enfoque às vivências e desafios na prática pedagógica de professores da rede pública e privada de ensino do município de São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão. Os dados foram coletados por meio de um formulário eletrônico, na plataforma Google forms. A amostra foi composta por 17 professores, nove da rede pública e oito da rede privada, correspondendo a quatro escolas. O estudo indicou que os professores tinham dificuldades no uso das tecnologias em sala de aula. Isso tornou necessário uma adaptação do fazer docente para o desenvolvimento das atividades remotas. Os profissionais de educação participaram de formações sobre o uso de ferramentas digitais, às quais passaram a ser utilizadas. A adaptação a essa nova realidade também envolveu os alunos e seus familiares, muitos com dificuldades para o acesso a essas tecnologias. Portanto, as mudanças educacionais provocadas pela pandemia da COVID-19 são eminentes e necessitam de estudos para avaliar a qualidade de aprendizado dos estudantes.

Biografia do Autor

João Batista da Silva Passos, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programus (2015). Atualmente é coordenador de informática educacional da Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras e professor de informática da Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. Aluno de pós-graduação em Informática da educação - IFMA

Maurício dos Santos Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Especialista em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade Única do Ipiranga (ÚNICA/PROMINAS). Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolveu estudos na área de Mutagênese, com ênfase em avaliações toxicogenéticas de plantas medicinais; integrou o grupo de pesquisa da Embrapa Meio-Norte (Teresina, Piauí) na biofortificação de feijão-caupi para qualidade nutricional e culinária. Além disso, tem experiência na modelagem da interação genótipos x ambientes, atuando principalmente nas culturas de feijão-caupi e soja.

 

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos