VIVÊNCIAS E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1744Palavras-chave:
Aulas remotas, Tecnologias na educação, Professores.Resumo
O isolamento social foi uma medida usada para minimizar a rápida propagação da COVID-19, em virtude disso, interrompeu várias atividades na sociedade. A aula remota foi uma estratégia educacional empregada para promover a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, há poucos estudos que avaliam a eficiência do ensino remoto nas escolas brasileiras. O estudo teve como objetivo analisar como a pandemia da COVID-19 tem afetado a educação, dando enfoque às vivências e desafios na prática pedagógica de professores da rede pública e privada de ensino do município de São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão. Os dados foram coletados por meio de um formulário eletrônico, na plataforma Google forms. A amostra foi composta por 17 professores, nove da rede pública e oito da rede privada, correspondendo a quatro escolas. O estudo indicou que os professores tinham dificuldades no uso das tecnologias em sala de aula. Isso tornou necessário uma adaptação do fazer docente para o desenvolvimento das atividades remotas. Os profissionais de educação participaram de formações sobre o uso de ferramentas digitais, às quais passaram a ser utilizadas. A adaptação a essa nova realidade também envolveu os alunos e seus familiares, muitos com dificuldades para o acesso a essas tecnologias. Portanto, as mudanças educacionais provocadas pela pandemia da COVID-19 são eminentes e necessitam de estudos para avaliar a qualidade de aprendizado dos estudantes.
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