INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM COLÉGIO ESTADUAL DA BAIXADA FLUMINENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1733

Palavras-chave:

orientação profissional e acadêmica, teste vocacional, Feira de profissões e escolhas futuras.

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um projeto de intervenção pedagógica vivenciado por integrantes do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro –Campus Nilópolis em uma escola pública da Baixada Fluminense. O Programa Residência Pedagógica é de iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por objetivo aperfeiçoar a formação prática de licenciandos de diferentes cursos de graduação. A intervenção se deu com foco na orientação de alunos de ensino médio, em especial, turmas de terceiro ano, no que diz respeito as possibilidades profissionais e acadêmicas. Para tal, foram tomados como referenciais teóricos Costa (2007), Vieira e Andrade (2018), entre outros, para elaborar uma sequência de ações para auxiliar os alunos sobre suas possibilidades de escolhas profissionais e acadêmicas após o término do ensino médio. Tais ações se estabeleceram em forma de apresentações, discussões, reflexões, aplicação de testes vocacionais e uma feira de profissões, tudo com participação ativa dos discentes. Diante da realização deste trabalho foi possível perceber resultados significativos acerca do autoconhecimento e das possibilidades de carreiras profissionais, além da aprovação da grande maioria dos envolvidos com relação as ações de intervenção. Muitos puderam (re)pensar suas escolhas e alguns até decidiram o caminho a trilhar na construção de suas carreiras profissionais pretendidas. Pôde-se observar que um processo intervenção para orientação profissional se fez e se faz necessário para que os alunos criem novas expectativas acerca de seus futuros e desenvolvam o seu conhecimento a respeito de diferentes escolhas profissionais possíveis de trilhar.

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Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Relato de Experiência