ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1713

Palavras-chave:

Ensino Médio, Aprendizagem Socioconstrutivista, História da vida na Terra.

Resumo

RESUMO

No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar com a teoria da evolução biológica, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. A proposta deste trabalho foi à elaboração e aplicação de uma sequência didática com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto histórico, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra. Os resultados encontrados apontam que, quando se apresentam práticas significativas no cotidiano escolar, as aulas tornam-se mais atrativas, os alunos sentem-se mais motivados, facilitando a aprendizagem.

Referências

ALVES, I. O. Uma sequência didática sobre o Ensino da Evolução Biológica a partir de uma perspectiva histórica. 2019. 92p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2019.

BARDAPURKAR, A. Do students see the “selection” in organic evolution? A critical review of the causal structure of student explanations. Evolution: Education and Outreach, v. 1, n. 3, p. 299-305, 2008.

BIZZO, N. M. V. Ensino de Evolução e História do Darwinismo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

BIZZO, N. M. V. From Down House landlord to Brazilian highschool-students – what has happened to evolutionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, v. 31, p. 537-556, 1994.

BIZZO, N.; EL-HANI, C. N. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, n. 1, p. 235-257, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. 2018.

DODICK, J. Understanding evolutionary change within the framework of geological time. McGill Journal of Education, v.42, n.2, p.245-64, 2007.

ESHACH, H. Bridging in-school and out-of-school learning: Formal, non-formal, and informal education. Journal of science education and technology, v. 16, n. 2, p. 171-190, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KRASILCHICK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, análise e interpretação dos dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 27-35, 1995.

MOREIRA, M. A. Teoria de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1995.

MATO GROSSO. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: SEDUC/MT, 2011.

OLIVEIRA, S. L. Tratando de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografia, dissertação e teses. 2. ed., quarta reimpressão. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 284p.

ROSA, V.; MUNIZ, E. C. N.; CARNEIRO, A. P. C.; GOEDERT, L. O tema Evolução entre professores de Biologia não Licenciados – Dificuldades e Perspectivas. VIII EPEB – USP, São Paulo, 2002.

SANTOS, C. S.; BIZZO, N. M. V. O ensino e a aprendizagem de Evolução Biológica no quotidiano da sala de aula. VII EPEB – USP, São Paulo, 2000.

SIMPSON, J. S.; PARSONS, E. C. African American perspectives and informal science educational experiences. Science Education, v. 93, n. 2, p. 293-321, 2009.

TIDON, R.; VIEIRA, E. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. 2009. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n107/a08n107.pdf. Acesso em: 02/04/2018.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZAMPIERI-SILVA, A. P.; FRANZOLIN, F. BIZZO, N. Concepções de genética e evolução e seu impacto na prática docente no ensino de biologia. Genética na Escola, v. 11, n.1, p. 8- 19, 201

Downloads

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Relato de Experiência