ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1713Palavras-chave:
Ensino Médio, Aprendizagem Socioconstrutivista, História da vida na Terra.Resumo
RESUMO
No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar com a teoria da evolução biológica, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. A proposta deste trabalho foi à elaboração e aplicação de uma sequência didática com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto histórico, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra. Os resultados encontrados apontam que, quando se apresentam práticas significativas no cotidiano escolar, as aulas tornam-se mais atrativas, os alunos sentem-se mais motivados, facilitando a aprendizagem.
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