PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1615Palavras-chave:
Educação Científica, Educação Histórica, Iniciação Científica Junior.Resumo
O texto tem como objetivo apresentar um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas junto a estudantes do Ensino Médio, quando da vivência com projetos de Iniciação Científica Júnior, no Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM Jr) e no Grupo de Estudos History Games, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu. Os dois núcleos surgiram como ideias dos próprios estudantes em sua ânsia por realizar atividades de estudos de objetos/temas que lhes geravam interesse e/ou curiosidade e que fossem focados nos estudos históricos. Em um primeiro momento, foi publicizada uma reflexão sobre duas categorias de análise que me ajudaram a repensar as práticas vivenciadas nesses espaços educativos: Educação Científica e Educação Histórica. Por conseguinte, apresento a estrutura de funcionamento dos grupos de estudos enquanto núcleos que estimulavam e experienciavam a pesquisa em História entre os estudos do IF Baiano Campus Catu, no período de 2010 a 2017. Em seguida, realizo o relato da minhas experiências e registro minhas percepções daquele processo de ensino aprendizagem. Por fim, teço algumas considerações sobre a importância da Iniciação Científica enquanto prática de educação científica nas escolas, para inserção da cultura científica como alternativa de formação para esses indivíduos e sua atuação na sociedade.
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