PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Marcelo Souza Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano
  • Marcelo Souza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1615

Palavras-chave:

Educação Científica, Educação Histórica, Iniciação Científica Junior.

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas junto a estudantes do Ensino Médio, quando da vivência com projetos de Iniciação Científica Júnior, no Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM Jr) e no Grupo de Estudos History Games, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu. Os dois núcleos surgiram como ideias dos próprios estudantes em sua ânsia por realizar atividades de estudos de objetos/temas que lhes geravam interesse e/ou curiosidade e que fossem focados nos estudos históricos. Em um primeiro momento, foi publicizada uma reflexão sobre duas categorias de análise que me ajudaram a repensar as práticas vivenciadas nesses espaços educativos: Educação Científica e Educação Histórica. Por conseguinte, apresento a estrutura de funcionamento dos grupos de estudos enquanto núcleos que estimulavam e experienciavam a pesquisa em História entre os estudos do IF Baiano Campus Catu, no período de 2010 a 2017. Em seguida, realizo o relato da minhas experiências e registro minhas percepções daquele processo de ensino aprendizagem. Por fim, teço algumas considerações sobre a importância da Iniciação Científica enquanto prática de educação científica nas escolas, para inserção da cultura científica como alternativa de formação para esses indivíduos e sua atuação na sociedade.

Biografia do Autor

Marcelo Souza Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano

Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Estudo de Linguagens e graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. É pesquisador do grupo de pesquisa História, Literatura e Memória (UNEB), do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade (UFBA) e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (IF BAIANO). É autor dos livros "Uma Senhora de engenho no mundo as letras: o declínio senhorial em Anna Ribeiro" (EDUNEB, 2009), "A Imperial Vila de Santana do Catu: histórias de uma comunidade escravista no Recôncavo Baiano" (Quarteto, 2015) e "Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multirreferenciais" (EDUFBA, 2016). É Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu e Coordenador o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IF Baiano. Desenvolve pesquisa e extensão na área de Educação Científica, coordenando o Projeto Escola Itinerante. Interessa-se por temas relacionados a História, Memória e Literatura na Bahia da Primeira Republica e discussões sobre raça e nação no Brasil. Na área da educação interessa-se por temas voltadas para a Iniciação Científica na Educação Básica, Ensino de História, Novas Tecnologias, Inovações Educacionais e Feiras de Ciências.

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Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência