APLICAÇÃO DA TEORIA DE MAYER NA ANÁLISE DE MULTÍMIDIAS EM VÍDEOS NO “YOUTUBE” SOBRE CÉLULA

Autores

  • Angelina Xavier da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV)
  • Anderson Thiago Monteiro da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciêncas (PPGEC)
  • Renato Amorim da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV)
  • Ricardo Ferreira das Neves Docente do Curso de Ciências Biológicas da UFPE/CAV. Docente do Mestrado PROFBIO/CAV. Professor Colaborador no PPGEC/UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1602

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Biológicas, Célula, Vídeos, “YouTube”, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia

Resumo

Esta pesquisa tencionou verificar os desvios multimídias em alguns vídeos compartilhados no “YouTube”, e suas influências no processo de aprendizagem do conceito de célula, utilizando como aporte a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). O estudo envolve uma abordagem qualitativa, sendo do tipo descritivo e proximal ao netnográfico. A coleta dos dados se deu a partir de cinco vídeos que abordavam o conceito de célula no site “YouTube”. A análise dos dados foi aportada pelos Princípios Multimídias da TCAM, no que concerne a Redução de Processamento Estranho, Gerenciamento de Processamento Essencial e Promoção de Processamento Generativo. Os vídeos analisados apresentaram desvios multimídias na análise pela TCAM, sendo o Princípio da Imagem mais recorrente. A TCAM é um aporte que fomenta a prática docente, buscando análise de multimídias e, assim, evitando equívocos conceituais nas aulas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências Biológicas; Célula; Vídeos; “YouTube”; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.

Referências

ALBERTS, Bruce; BRAY, Dennis; HOPKIN, Karen; JOHNSON, Alexandre; LEWIS, Julian; MARTIN, Raff; ROBERTS, Keith; WALTER, Peter. Fundamentos da Biologia Celular. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ALCÂNTARA, Lucas Felipe de Melo. Análise de videoaulas de embriologia do “YouTube” como recurso pedagógico: uma avaliação baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2018.

ALMEIDA, Rosiney Rocha; CHAVES, Andreá Carla Leite; COUTINHO, Francisco Ângelo; JUNIOR ARAÚJO, Carlos Fernando de. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Ciência & Educação, v. 20, n. 4, p. 1003-1017, 2014.

AMENDOLA, Danilo; CARNEIRO, Celso Dal Ré Análise crítica de conceitos de geologia apresentados na Plataforma YouTube® com foco em vídeo-aulas. Terra e Didática, v. 15, p. 1-9, 2019.

ASSIS, Wayne Santos de Utilização de recursos multimídia no ensino de concreto armado e protendido. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

AUTOR 1. Análise imagética do conceito de célula em vídeos do “YouTube” e suas implicações para aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Vitória de Santo Antão, 2015.

AUTOR 3. Abordagem do conceito de célula: Uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

AUTOR X3; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; FERREIRA, Helaine Sivini. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, 21(1), 94-105, 2016.

BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães de. Contribuições de um micromundo composto por recursos do geogebra e da coleção M³ para a aprendizagem do conceito de volume de pirâmide. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BERNARDAZZI, Rafaela; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Produtores de conteúdo no YouTube e as relações com a produção audiovisual. Revista Comunicare, v. 17, Ed. Esp., 2017.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. Aleph: São Paulo, 2009.

CACHAPUZ, António; PÉREZ, Daniel Gil; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A Necessária renovação do ensino das ciências. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAETANO, Saulo Vicente Nunes; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. RENOTE, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2007.

CARDOSO, Valdinei Cezar. Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: Uma discussão acerca de aulas tradicionais, reversas e de vídeos digitais. 2014. 205f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos, MAYER, Margareth; NOGUEIRA, Romildo Albuquerque. Ensinando biologia numa perspectiva de complexidade. In: JÓFILI, Zélia Maria Soares; ALMEIDA, Argus de Vasconcelos (Org.). Ensino de biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. 2ª Ed. Recife: Revista Ampliada, 2010, p. 197-206.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Manual de ferramentas da web 2.0 para professores. Ed. Ministério da Educação: Portugal, 2008.

COSTA, Fernanda de Jesus. Uso de imagens e palavras com base na teoria da carga cognitiva: elaboração de material de apoio para o professor. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

COUTINHO, Francisco Ângelo; SOARES, Adriana Gonçalves; BRAGA, Selma Ambrosina de Moura. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

DANTAS, T. "Youtube". Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm.> Acesso em 31 de maio de 2020.

DE ROBERTIS, Eduardo; HIB, José. Bases da Biologia Celular e Molecular. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

ESPÍNDOLA, Igor Ferreira. Comunicação organizacional e youtube: análise sobre a produção de conteúdo por usuários não especialistas. 2017. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

FERREIRA, Jacques de Lima; CARPIM, Lucymara; BEHRENS, Marilda Aparecida. Do paradigma tradicional ao paradigma da complexidade: um novo caminhar na educação profissional. Boletim Técnico Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 51-59, 2010.

FRANÇA, Jaqueline Alves Araújo. Ensino-aprendizagem do conceito de “célula viva”: proposta de estratégia para o ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

GALLON, Mônica da Sila; PRASNISKI, Maria Elena Tobolski; CAMARGO, Tatiana Souza de; ROCHA FILHO, João Bernardes. O estudo da célula: contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências. Ensino, Educação e Ciências humanas. Londrina, v. 18, n. 1, p. 12-17, 2017.

GARCIA, Nilson Marcos Dias; HEIDEMANN, Daniel Sucha; BARBOSA, Ruan Carlos Guilherme. Do impresso ao digital: perspectivas da concepção e produção do livro didático digital brasileiro de física. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 20, n. 1, p. 113-132, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOUVÊA, Guaracira; MARTINS, Isabel. Imagens e educação em ciências. In: Alves, Nilda e Sgarbi, Paulo. (Orgs.). Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 41-58.

GUIMARÃES, Fernanda Malta. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

KOZINETS, Robert. Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing. Como o conhecimento das mídias sociais gera inovação. Março de 2010. Disponível em: < http://bravdesign.com.br/wp-content/uploads/2012/07/netnografia_portugues.pdf >. Acesso em: 7 jun. 2020.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo: Edusp, 2010.

LIMA, Talitha Tiyomi; GODINHO NETTO, Martha Cristina Motta. Vídeos Curtos Animados: Aspectos a serem considerados no ensino de biologia. Comunicações, v. 26, n. 2, p. 179-195, 2019.

LOPES, Fernanda Muniz Brayner; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos.; JÓFILI, Zélia Maria Soares. Dificuldades de aprendizagem na construção do conceito de ciclo celular. In: ENEBIO e EREBIO – Regional 5 / Congresso Iberoamericano de Educación em Ciências Experimentales, 3/4/5., Fortaleza. Anais... Fortaleza, SBEnBIO, 2010.

MACHADO, Nilson José. Interdisciplinaridade e contextualização no Exame Nacional do Ensino Médio In: BRASIL. Ministério da Educação. ENEM: fundamentação teórica e metodológica. Brasília: INEP, 2005.

MAIA, Tiago Costa. A representação de dimensões de tempo em instruções visuais e sua relação com imagens mentais de usuários. 2008. 242 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

MARTINS, Stefan.; FILGUEIRAS, Lucia. Avaliando modelos de interação para comunicação de deficientes auditivos. In: Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems, 9., 2010. Belo Horizonte. Anais... Beo Horizonte: Brazilian Computer Society, 2010.

MAYER, Richard. Multimedia learning. 2 ed. New York: Cambridge University, 2009.

MAYER, Richard. Principles for reducing extraneous processing in multimedia learning: coherence, signaling, redundancy, spatial contiguity, and temporal contiguity principles. In: The Cambridge handbook of multimedia learning, Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

MAYER, Roxana; MORENO, Richard. A Cognitive Theory of Multimedia Learning: Implications for Design Principles. Santa Barbara: University of California, 2007.

MAYER. Richard. Multimedia learning. Ed. New York: Cambridge University, 2001.

MESSER, Andréa Thees. “Aprendi no Youtube!”: investigação sobre estudar matemática com videoaulas. 2019. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

NUNES, Francis de Morais Franco; FERREIRA, Karine Sá; SILVA JÚNIOR, Wilson Araújo da; BARBIERI, Marisa Ramos; COVAS, Dimas Tadeu. Genética no Ensino Médio: uma prática que se constrói. Revista Genética na Escola, v. 1, n. 1, p. 19-24, 2006.

OLIVEIRA, Dillyane de Brito; PIANCA, Bruna Rodrigues; SANTOS, Elisangela Rodrigues; MANCINI, Karina Carvalho. Modelos e atividades dinâmicas como facilitadores para o ensino de biologia. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 20, p. 1-11, 2015.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de; SOUZA, Marcos Barros de; OMODEI, Juliana Dalben; SANTOS; Varnderlei Leite dos. Acessibilidade na TV Digital Aberta no Brasil para apoio a surdos. Educação, Formação & Tecnologias, v. 9, n.1, p. 58-71, 2016.

OLIVEIRA, Priscila Patrícia Moura. O YouTube como ferramenta pedagógica. In: Simpósio Internacional de Educação à Distância / Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 1., 2016, São Carlos. Anais... São Carlos, UFSCar, 2016.

PEREIRA, Maria Gislaine, SILVA, Ayrton Agripino de Souza, SILVA, Crislaine Maria da SOUZA, SILVA Maria das Dores da, AUTOR 3. Análise de um vídeo acerca da replicação do DNA sob a perspectiva da TCAM. In: Congresso Internacional das Licenciaturas, 5., 2018, João Pessoa. Anais... João Pessoa, UEPB, 2018b.

PEREIRA, Maria Gislaine, SILVA, Ayrton Agripino de Souza, SILVA, Crislaine Maria da SOUZA, Rose Kelly dos Santos, AUTOR 3. Análise multimídia de um vídeo sobre a divisão celular. In: Congresso Nacional de Educação, 4., 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa, UEPB, 2017.

PEREIRA, Maria Gislaine, SILVA, Lizandra Ferraz da, SILVA, Ayrton Agripino de Souza, SILVA, Crislaine Maria da SOUZA, AUTOR 3. Análise de um vídeo sobre microbiologia a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. In: Congresso Nacional de Educação, 5., 2018, Olinda.. Anais... Olinda, CEMEP, 2018a.

PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel. Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. Ensaio: pesquisa em ensino de ciências, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2004.

REICHMANN, Deise do Rocio Xavier Taborda.; SCHIMIN, Eliane Strack. Imagens: contribuição para o ensino-aprendizagem em Biologia. Dia a dia Educação, Portal Educacional do Estado do Paraná, 1- 27p, Curitiba, 2008.

RODRIGUES, Leandro dos Santos; BOSSLER, Ana Paula; CALDEIRA, Pedro Zany. Comunicação Educativa - Parte I: análise de videoaulas nas perspectivas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e do Modelo de Elementos da Análise do Discurso. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 27735-27750, 2019.

RODRIGUES, Leandro dos Santos; CALDEIRA, Pedro Zany. Comunicação Educativa: análise de videoaulas nas perspectivas dos modelos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e do Modelo de Elementos da Análise do Discurso. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais... Natal, UFRN, 2019.

ROJAS, Carlos Felipe Urquizar. Animações multimídia sobre alimentação e nutrição: Um estudo sobre a compreensão dos agentes comunitários de saúde. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Cuirtiba, 2016.

SADOSKI, Mark; GOETZ, Ernest; STRICKER, Andre; BURDENSKI, Thomas Júnior. New findings for concreteness and imagery effects in written composition. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal 16: 443–453, 2003. Kluwer Academic Publishers. Printed in the Netherlands.

SILVA, Dayane Guimarães; SILVA, Diana Guimarães; FERREIRA, Helaine Sivini; AUTOR 3. Concepções de Discentes de Ciências Biológicas sobre o Conceito de Célula: Etapa 2 do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais... Natal, UFRN, 2019b.

SILVA, Diana Guimarães; BEZERRA, Erica José; SOUZA JÚNIOR, Antônio Santana de; MELO, Sumara Wedja da Silva; AUTOR 3. O conceito de membrana plasmática: entre as concepções dos estudantes e o livro didático. In: Congresso Nacional de Educação, 2., 2015, Recife. Anais... CEMEP, 2015.

SILVA, Henrique César. Lendo imagens na educação científica: construção e realidade. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 71-83, 2006.

SILVA, Larissa Chariel Domingos; NOCELLI, Roberta Cornélio Ferreira; BOZZINI, Isabela Custódio Talora. Abordagem de células em materiais didáticos. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v. 1, n. 1, p. 28-34, 2015.

SILVA, Mariana da Silva; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de; SÁ, Márcia Bastos de; SOUSA, Ana Lúcia Nunes de. Aprendendo Biologia por um canal de vídeo aulas: percepção de estudantes da área da Saúde sobre suas vantagens e desvantagens. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais... Natal, UFRN, 2019c.

SILVA, Maria das Dores; SILVA, Amanda Celerino da; BARBOSA, Matheus Alves; SILVA, Karolyne Andrade da; SILVA, Crislaine Maria da. Multimídia na educação: análise de um vídeo sobre membrana celular a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). In: Congresso Internacional das Licenciaturas, 6., 2019, Recife. Anais... Recife, UEPB, 2019a.

SILVA, Meyson Alexandre da; AUTOR 3. Temas Controversos da Ciência: abordagem do conceito de célula na Educação Superior. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12., 2019, Natal. Anais... Natal, UFRN, 2019.

SILVA, Rodrigo Rosalis da transposição com expansão do conteúdo do livro didático de matemática para o tablet na perspectiva da teoria cognitiva de aprendizagem multimídia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SILVEIRA, Gabriele Dachi; MANZKE, Gabriela Rodrigues; MANZKE, Vitor Hugo Borba; SILVEIRA, Diego Teixeira; FONSECA, Viviane Barneche. Percepção das diferentes estruturas celulares por alunos egressos do Ensino Fundamental: EXERCÍCIO 01. In: Encontro Regional do Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) / Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, 6/16., 2013. Santo Ângelo. Anais… Santo Ângelo: URI, 2013.

SOUZA, Edilaine Morais de; MESSEDER, Jorge Cardoso. Citologia em sala de aula: um modelo celular pensado para todos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis, UFSC, 2017.

SOUZA, Lúcia Helena Pralon de. As imagens fotográficas de saúde no livro didático de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2011.

SPINILLO, Carla Galvão. Graphic and cultural aspects of pictograms: nainformation ergonomics viewpoint, Work, n.41, p. 3398-3403, 2012.

TRIVINÕS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Artigos Científicos