AVALIAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO REALIZADA COM ESTUANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1588

Palavras-chave:

ensino de Geometria, aula de campo, Reserva Natural Vale, espaço não formal.

Resumo

As aulas de campo configuram uma possibilidade didático-pedagógica potencialmente rica a práticas ligadas à contextualização e a interações com o real-material concreto. Este trabalho tem por objetivo apresentar potencialidades didático-pedagógicas de aulas de campo em um ambiente florístico extraescolar para o ensino de conteúdo matemático relativo à Geometria, mais especificamente aos conteúdos “triângulo retângulo” e “circunferência”. Para isso, a metodologia delineada se pautou pelo desenvolvimento, no período de 06 a 29 de novembro de 2018, de uma sequência de atividades intitulada “Reserva Natural Vale e as belezas geométricas”, envolvendo 45 alunos de 9° anos do turno vespertino de uma escola pública da rede municipal de ensino de Linhares (ES). A sequência de atividades promoveu quatro momentos didático-pedagógicos, sendo um deles no ambiente extraescolar denominado Reserva Natural Vale, também localizado no município de Linhares (ES). Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários mistos aos discentes contendo questões abertas e fechadas antes (pré-teste) e após (pós-teste) à aula de campo na Reserva Natural Vale. A pesquisa mostrou que o campo promoveu maior aproximação entre ensino, aprendizagem e a vida social extraescolar dos pesquisados. Os alunos se mostraram bastante interessados em aprender assuntos tematizados durante o campo, bem como em manusear instrumentos relativos às atividades propostas. Além disso, o campo em meio ao ambiente florístico suscitou uma consciência voltada à preservação e à conservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

José Renato de Oliveira Pin, Prefeitura Municipal de Castelo (ES)/ Núcleo de Educação Ambiental - NEAC.

Licenciado em Ciências do 1º Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José; Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu; Especialista (Lato Sensu) em Ciências Biológicas pela FERLAGOS; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Vitória; Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Taise Costa de Souza Nunes, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG e Especialista em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos