HOMEM ARANHA EM SALA DE AULA: PROPOSTA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Janaína Farias de Ornellas Universidade Federal do Triângulo Mineiro- Campus Uberaba-MG / Professora do Magistério Superior
  • Letícia Gomes de Melo Universidade de São Paulo - Instituto de Química de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1587

Palavras-chave:

Literatura, Ficção Científica (FC), Ciências, História em Quadrinho (HQ).

Resumo

Considerando que documentos oficiais da educação básica argumentam a favor de trabalhar diferentes tipos de linguagens para o desenvolvimento da escrita, da leitura, do debate de questões filosóficas e aprimorar o domínio da contextualização sociocultural, o referido trabalho sugere o uso da aproximação entre dois campos do conhecimento que envolvem diferentes gêneros de linguagem: a literatura de ficção científica (FC) e a ciência por meio de História em Quadrinhos (HQ) para ensinar ciências. A proposta parte de HQs e da FC a fim de compreender os superpoderes dos heróis (considerados elementos contrafactuais aqueles elementos fora do comum ao mundo real, capazes de causar estranheza em sua leitura) sob a luz da Ciência e, com isso, se apropriar das diferentes linguagens que sugerem os documentos oficiais. Importante salientar que ao destacar os elementos contrafactuais, não significa que estaremos atribuindo alguma base Científica a esses elementos. O intuito é destacá-los e a partir disso, compreender e interpretar o discurso científico. Almejamos com isso que os estudantes por meio da literatura de FC tenham contato com discurso científico que sustentam as narrativas/histórias dos heróis, de forma dinâmica e interativa com a finalidade de promover o ensino dos conceitos/fenômenos científicos. Em igual medida, acreditamos que essa proposta pode auxiliar e fomentar ideias para os docentes sobre o uso da HQ em sala aula de forma diferente do que vem sendo proposto na literatura.

Referências

ALLAIN, R. The Physics of Spider-Man's Webs. Wired: Dot-Physics, 2014. Disponível em: <https://www.wired.com/2014/04/the-physics-of -spider-mans-webs/>.

ALMEIDA, M. J. P. M. O texto escrito na educação em Física: enfoque na divulgação científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M. de; SILVA, H. C. (orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 53–68.

ANDERSEN, J. L.; SCHJERLING, P.; SALTIN, B. Muscle, genes and athletic performance. Scientific American, v. 283, n. 3, p. 48-55, 2000.

BARTH, F. G.; WASTL, U.; HUMPHREY, J. A.; DEVARAKONDA, R. Dynamics of arthropod filiform hairs. II. Mechanical properties of spider trichobothria (Cupiennius salei Keys.). Philosophical Transactions of the Royal Society B, v. 340, n. 1294, p. 445-461, 1993.

BENDIS, B. M.; FINCH, D. Vingadores - A Queda. Nova Iorque: Marvel Comics, 2004.

BLACKLEDGE, T. A.; CODDINGTON, J. A.; GILLESPIE, R. G. Are three-dimensional spider webs defensive adaptations? Ecology Letters, v. 6, n. 1, p. 13-18, 2003.

BRAKE, M.; THORNTON, R. Science fiction in the classroom. Physics education, v. 38, n. 1, p. 31, 2003.

BRASIL. Diretrizes curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Ensino Básico. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer homologado sobre processo n. 23001.000196/2005-41. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2010.

CAMARGO, A. M. M. Tendências nos currículos dos cursos de formação de professores para as séries iniciais. In: Anais da 29a Reunião Anual da ANPEd, 2015.

CARDOSO, J. C. F.; FARIA, T. M.; CLEMENTE, T. M.; JACOBUCCI, G. B. Na teia do conhecimento: a biologia das aranhas trabalhada por meio do ensino por projetos. Em Extensão, v. 12, n. 1, 2013.

CAVALCANTE, K. S. B.; SILVA, F. C., MACIEL, A. P.; LIMA JÚNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. S.; SANTOS, P. J. C.; PINHEIRO, A. E. P. Educação Ambiental em histórias em quadrinhos: Recurso didático para o ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

CHASSOT, A. Para que (em) é útil o ensino? 2ª Edição. Canoas: Ulbra, 2004.

CORDEIRO, M. C. R. Engenharia genética: conceitos básicos, ferramentas e aplicações. Embrapa Cerrados-Documentos (INFOTECA-E), 2003.

CRAIG, C. L. Spiderwebs and Silk: Tracing Evolution from Molecules to Genes to Phenotypes. Oxford: Oxford University Press, 2003.

DARK, M. L. Using science fiction movies in introductory physics. The Physics Teacher, v. 43, n. 7, p. 463-465, 2005.

DA-SILVA, E. R. Quem tem medo de aranhas? Análise da HQ Aracnofobia à luz da Zoologia. Revista Urutágua, n. 32, p. 10-24, 2015.

DU, N.; LIU, X. Y.; NARAYANAN, J.; LI, L.; LIM, M. L. M.; LI, D. Design of superior spider silk: from nanostructure to mechanical properties. Biophysical journal, v. 91, n. 12, p. 4528-4535, 2006.

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 4ª edição. Artmed Editora, 2017.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GAMA, E. J. S. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

FRIEDEL, T.; BARTH, F. G. Wind-sensitive interneurones in the spider CNS (Cupiennius salei): directional information processing of sensory inputs from trichobothria on the walking legs. Journal of Comparative Physiology A: Neuroethology, Sensory, Neural, and Behavioral Physiology, v. 180, n. 3, p. 223-233, 1997.

GALIANO, M. E. The biology of Dryphias aeneus (Araneae: Salticidae). Revista de la Sociedad Entomológica Argentina, v. 51, n. 1-4, 1992.

GOLE, R. S.; KUMAR, P. Spider’s silk: Investigation of spinning process, web material and its properties. Biological Sciences and Bioengineering, IIT Kanpur, India, 2012.

GONZAGA, L. A.; MACETI, H.; LAUTENSCHLEGUER, I.; LEVADA, C. A física dos super-heróis de quadrinhos (HQ). Caderno de Física da UEFS, v. 12, n. 1, p. 7-30, 2014.

GOSLINE, J. M.; GUERETTE, P. A.; ORTLEPP, C. S.; SAVAGE, K. N. The mechanical design of spider silks: from fibroin sequence to mechanical function. Journal of Experimental Biology, v. 202, n. 23, p. 3295-3303, 1999.

GULLAN, P.J.; CRANSTON, P.S. Os Insetos: Um resumo de Entomologia. 3ª edição. São Paulo: Roca, 2008. 456 pp.

HALFELD, V. R. Comportamento Predatório Incomum de Menemerus bivittatus (Dufour) (Araneae, Salticidae). EntomoBrasilis, v. 8, n. 2, p. 162-164, 2015.

HAWKES, E. W.; EASON, E. V.; CHRISTENSEN, D. L.; CUTKOSKY, M. R. Human climbing with efficiently scaled gecko-inspired dry adhesives. Journal of The Royal Society Interface, v. 12, n. 102, p. 20140675, 2015.

HAYASHI, C. Y.; SHIPLEY, N. H.; LEWIS, R. V. Hypotheses that correlate the sequence, structure, and mechanical properties of spider silk proteins. International Journal of Biological Macromolecules, v. 24, n. 2-3, p. 271-275, 1999.

HILL, D. E. Orientation by jumping spiders of the genus Phidippus (Araneae: Salticidae) during the pursuit of prey. Behavioral Ecology and Sociobiology, v. 5, n. 3, p. 301-322, 1979.

JENKINS, P.; RYAN, M. The Spectacular Spider-man. 15ª edição. Nova Iorque: Marvel Comics, 2004.

KIM, S.; SPENKO, M.; TRUJILLO, S.; HEYNEMAN, B.; SANTOS, D.; CUTKOSKY, M. R. Smooth vertical surface climbing with directional adhesion. IEEE Transactions on robotics, v. 24, n. 1, p. 65-74, 2008.

KLUGE, J. A.; RABOTYAGOVA, O.; LEISK, G. G.; KAPLAN, D. L. Spider silks and their applications. Trends in Biotechnology, v. 26, n. 5, p. 244-251, 2008.

LABONTE, D.; CLEMENTE, C. J.; DITTRICH, A.; KUO, C. Y.; CROSBY, A. J.; IRSCHICK, D. J.; FEDERLE, W. Extreme positive allometry of animal adhesive pads and the size limits of adhesion-based climbing. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 5, p. 1297-1302, 2016.

LEE, S.; DITKO, S. Amazing Fantasy. 15ª edição. Nova Iorque: Marvel Comics, 1962.

LEITE, B. S. Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química: Propostas de Licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 58-74. Foz do Iguaçu, 2017.

LEPORE, E.; BONACCORSO, F.; BRUNA, M.; BOSIA, F.; TAIOLI, S.; GARBEROGLIO, G.; FERRARI, A. C.; PUGNO, N. M. Silk reinforced with graphene or carbon nanotubes spun by spiders. arXiv preprint arXiv:1504.06751, 2015.

MENEZES, C. R. O.; MOREIRA, A. C. P.; BRANDÃO, W. B. Base neurofisiológica para compreensão da dor crônica através da acupuntura. Revista Dor, v. 11, n. 2, p. 161-8, 2010.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, v. 34, n. 1, p. 165–174, 2011.

NAGATA, T.; KOYANAGI, M.; TSUKAMOTO, H.; SAEKI, S.; ISONO, K.; SHICHIDA, Y.; TOKUNAGA, F.; KINOSHITA, M.; ARIKAWA, K.; TERAKITA, A. Depth perception from image defocus in a jumping spider. Science, v. 335, n. 6067, p. 469-471, 2012.

OLIVEIRA, A. A.; ZANETIC, J. Critérios para analisar e levar para a escola a ficção científica. In: Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, L. D. Aprendendo Física com o Homem-Aranha: utilizando cenas do filme para discutir conceitos de física no ensino médio. Revista Física na Escola, v. 7, n. 2, p. 79-83, 2006.

OLIVEIRA, L. M.; FERREIRA, K. A. A. A física e os super-heróis: uma forma divertida de falar de ciência. Revista ciências & ideias. v. 9, n. 3, p. 169-182, 2018.

OPELL, B. D. Economics of spider orb‐webs: the benefits of producing adhesive capture thread and of recycling silk. Functional Ecology, v. 12, n. 4, p. 613-624, 1998.

PIASSI, L. P. C. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica no ensino de física: utilizando um romance para desenvolver conceitos. In: Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. De olho no futuro: ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1-12, 2007a.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Primeiro contato: ficção científica para abordar os limites do conhecido em sala de aula. In: Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007b.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Quem conta um conto aumenta um ponto também em física: Contos de ficção científica na sala de aula. In: Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007c.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'. Educação e pesquisa, v. 35, n. 3, p. 525-540, 2009.

PINTO, J. R. A. S. Análise estrutural das proteínas da seda da teia da aranha Nephila clavipes por uma abordagem proteômica. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.

SÁ, C. S. S. Currículo ativo e a constituição de identidades profissionais em um curso de Licenciatura em Química. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SANTANA, D. R.; NETO, L. G. S.; SILVA, L. A. M, Uma proposta para construção de tirinha para o ensino de zoologia: da idealização e elaboração. Revista ciências & ideias, v. 11, n. 1, p. 299-322, 2020.

SANTOS, J. C.; SILVA, A. C. T.; OLIVEIRA, F. S. Histórias em Quadrinhos no ensino de Química: o que tem sido produzido em revistas e eventos da área na última década. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 1-11. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Química, 2016.

SARAVANAN, D. Spider silk- structure, properties and spinning. Journal of textile and apparel, technology and management, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2006.

SHAMBLE, P. S.; MENDA, G.; GOLDEN, J. R.; NITZANY, E. I.; WALDEN, K.; BEATUS, T.; ELIA, D. O.; COHEN, I. I.; MILES, R. N.; HOY, R. R. Airborne acoustic perception by a jumping spider. Current Biology, v. 26, n. 21, p. 2913-2920, 2016.

SHIGUEMATU, C. A. N. Fazendo conexões com o mundo real: uso de conceitos e modelos da física no contexto da zoologia. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.

SOARES, M. H. F. B.; CRUZ, T. M. G. S. H'Química: o uso dos Quadrinhos para o Ensino de Radioatividade (Dossiê História em Quadrinhos: Criação, Estudos da Linguagem e usos na Educação). Revista Temporis [Ação], v. 16, n. 2, p. 289-307, 2016.

SOUZA FILHO, A. G.; FAGAN, S. B. Funcionalização de nanotubos de carbono. Química nova, v. 30, n. 7, p. 1695, 2007.

SPIDER-MAN 2. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Avi Arad Laura Ziskin. Intérpretes: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons e outros. 135 min. EUA, 2004.

SPIDER-MAN 3. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Avi Arad, Laura Ziskin e Grant Curtis. Intérpretes: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Rosemary Harris J. K. Simmons e outros. 139 min. EUA, 2007.

SPIDER-MAN. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Laura Ziskin e Ian Bryce. Roteiro: David Koepp. Intérpretes: Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson, Rosemary Harris e outros. 121 min. EUA, 2002.

SPIDER-MAN: FAR FROM HOME. Direção: Jon Watts. Produção: Kevin Feige e Amy Pascal. Roteiro: Chris McKenna e Erik Sommers. Intérpretes: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Zendaya, Cobie Smulders, Jon Favreau, J. B. Smoove, Jacob Batalon, Martin Starr e outros. 129 min. EUA, 2019.

THE AMAZING SPIDER-MAN. Direção: Marc Webb. Produção: Laura Ziskin, Avi Arad e Matt Tolmach. Intérpretes: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Sally Field, Martin Sheen, Denis Leary e outros. 136 min. EUA, 2012.

USHIZIMA, D. M. Investigação do comportamento visual de algumas aranhas saltadoras (Salticidae) em termos de micromovimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências “Física Aplicada-opção Física Computacional”) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

VENTURA, C. R. R.; MELLO-PATIU, C. A.; MEJDALANI, G. Diversidade Biológica dos Protostomados. 2ª edição. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2004.

VOLLRATH, F. Strength and structure of spiders' silks. Reviews in Molecular Biotechnology, v. 74, n. 2, p. 67-83, 2000.

VOLLRATH, F. Spiderman silks: Science and fiction. Biochemical Society, v. 37, n. 6, p. 6-9, 2015.

XU, H. T.; FAN, B. L.; YU, S. Y.; HUANG, Y. H.; ZHAO, Z. H.; LIAN, Z. X.; DAI,Y. P.; WANG, L. L.; LIU, Z. L.; FEI. J.; LI, N. Construct synthetic gene encoding artificial spider dragline silk protein and its expression in milk of transgenic mice. Anim Biotechnol, v. 18, n. 1, p. 1–12, 2007.

ZANETIC, J. Física também é cultura. 1990. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

ZANETIC, J. Física e cultura. Ciência e Cultura, v. 57, n.3, p. 21-24, 2005.

ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p.39-57, 2006.

ALLAIN, R. The Physics of Spider-Man's Webs. Wired: Dot-Physics, 2014. Disponível em: <https://www.wired.com/2014/04/the-physics-of -spider-mans-webs/>.

ALMEIDA, M. J. P. M. O texto escrito na educação em Física: enfoque na divulgação científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M. de; SILVA, H. C. (orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 53–68.

ANDERSEN, J. L.; SCHJERLING, P.; SALTIN, B. Muscle, genes and athletic performance. Scientific American, v. 283, n. 3, p. 48-55, 2000.

BARTH, F. G.; WASTL, U.; HUMPHREY, J. A.; DEVARAKONDA, R. Dynamics of arthropod filiform hairs. II. Mechanical properties of spider trichobothria (Cupiennius salei Keys.). Philosophical Transactions of the Royal Society B, v. 340, n. 1294, p. 445-461, 1993.

BENDIS, B. M.; FINCH, D. Vingadores - A Queda. Nova Iorque: Marvel Comics, 2004.

BLACKLEDGE, T. A.; CODDINGTON, J. A.; GILLESPIE, R. G. Are three-dimensional spider webs defensive adaptations? Ecology Letters, v. 6, n. 1, p. 13-18, 2003.

BRAKE, M.; THORNTON, R. Science fiction in the classroom. Physics education, v. 38, n. 1, p. 31, 2003.

BRASIL. Diretrizes curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Ensino Básico. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer homologado sobre processo n. 23001.000196/2005-41. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2010.

CAMARGO, A. M. M. Tendências nos currículos dos cursos de formação de professores para as séries iniciais. In: Anais da 29a Reunião Anual da ANPEd, 2015.

CARDOSO, J. C. F.; FARIA, T. M.; CLEMENTE, T. M.; JACOBUCCI, G. B. Na teia do conhecimento: a biologia das aranhas trabalhada por meio do ensino por projetos. Em Extensão, v. 12, n. 1, 2013.

CAVALCANTE, K. S. B.; SILVA, F. C., MACIEL, A. P.; LIMA JÚNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. S.; SANTOS, P. J. C.; PINHEIRO, A. E. P. Educação Ambiental em histórias em quadrinhos: Recurso didático para o ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

CHASSOT, A. Para que (em) é útil o ensino? 2ª Edição. Canoas: Ulbra, 2004.

CORDEIRO, M. C. R. Engenharia genética: conceitos básicos, ferramentas e aplicações. Embrapa Cerrados-Documentos (INFOTECA-E), 2003.

CRAIG, C. L. Spiderwebs and Silk: Tracing Evolution from Molecules to Genes to Phenotypes. Oxford: Oxford University Press, 2003.

DARK, M. L. Using science fiction movies in introductory physics. The Physics Teacher, v. 43, n. 7, p. 463-465, 2005.

DA-SILVA, E. R. Quem tem medo de aranhas? Análise da HQ Aracnofobia à luz da Zoologia. Revista Urutágua, n. 32, p. 10-24, 2015.

DU, N.; LIU, X. Y.; NARAYANAN, J.; LI, L.; LIM, M. L. M.; LI, D. Design of superior spider silk: from nanostructure to mechanical properties. Biophysical journal, v. 91, n. 12, p. 4528-4535, 2006.

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. 4ª edição. Artmed Editora, 2017.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GAMA, E. J. S. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

FRIEDEL, T.; BARTH, F. G. Wind-sensitive interneurones in the spider CNS (Cupiennius salei): directional information processing of sensory inputs from trichobothria on the walking legs. Journal of Comparative Physiology A: Neuroethology, Sensory, Neural, and Behavioral Physiology, v. 180, n. 3, p. 223-233, 1997.

GALIANO, M. E. The biology of Dryphias aeneus (Araneae: Salticidae). Revista de la Sociedad Entomológica Argentina, v. 51, n. 1-4, 1992.

GOLE, R. S.; KUMAR, P. Spider’s silk: Investigation of spinning process, web material and its properties. Biological Sciences and Bioengineering, IIT Kanpur, India, 2012.

GONZAGA, L. A.; MACETI, H.; LAUTENSCHLEGUER, I.; LEVADA, C. A física dos super-heróis de quadrinhos (HQ). Caderno de Física da UEFS, v. 12, n. 1, p. 7-30, 2014.

GOSLINE, J. M.; GUERETTE, P. A.; ORTLEPP, C. S.; SAVAGE, K. N. The mechanical design of spider silks: from fibroin sequence to mechanical function. Journal of Experimental Biology, v. 202, n. 23, p. 3295-3303, 1999.

GULLAN, P.J.; CRANSTON, P.S. Os Insetos: Um resumo de Entomologia. 3ª edição. São Paulo: Roca, 2008. 456 pp.

HALFELD, V. R. Comportamento Predatório Incomum de Menemerus bivittatus (Dufour) (Araneae, Salticidae). EntomoBrasilis, v. 8, n. 2, p. 162-164, 2015.

HAWKES, E. W.; EASON, E. V.; CHRISTENSEN, D. L.; CUTKOSKY, M. R. Human climbing with efficiently scaled gecko-inspired dry adhesives. Journal of The Royal Society Interface, v. 12, n. 102, p. 20140675, 2015.

HAYASHI, C. Y.; SHIPLEY, N. H.; LEWIS, R. V. Hypotheses that correlate the sequence, structure, and mechanical properties of spider silk proteins. International Journal of Biological Macromolecules, v. 24, n. 2-3, p. 271-275, 1999.

HILL, D. E. Orientation by jumping spiders of the genus Phidippus (Araneae: Salticidae) during the pursuit of prey. Behavioral Ecology and Sociobiology, v. 5, n. 3, p. 301-322, 1979.

JENKINS, P.; RYAN, M. The Spectacular Spider-man. 15ª edição. Nova Iorque: Marvel Comics, 2004.

KIM, S.; SPENKO, M.; TRUJILLO, S.; HEYNEMAN, B.; SANTOS, D.; CUTKOSKY, M. R. Smooth vertical surface climbing with directional adhesion. IEEE Transactions on robotics, v. 24, n. 1, p. 65-74, 2008.

KLUGE, J. A.; RABOTYAGOVA, O.; LEISK, G. G.; KAPLAN, D. L. Spider silks and their applications. Trends in Biotechnology, v. 26, n. 5, p. 244-251, 2008.

LABONTE, D.; CLEMENTE, C. J.; DITTRICH, A.; KUO, C. Y.; CROSBY, A. J.; IRSCHICK, D. J.; FEDERLE, W. Extreme positive allometry of animal adhesive pads and the size limits of adhesion-based climbing. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 5, p. 1297-1302, 2016.

LEE, S.; DITKO, S. Amazing Fantasy. 15ª edição. Nova Iorque: Marvel Comics, 1962.

LEITE, B. S. Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química: Propostas de Licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 58-74. Foz do Iguaçu, 2017.

LEPORE, E.; BONACCORSO, F.; BRUNA, M.; BOSIA, F.; TAIOLI, S.; GARBEROGLIO, G.; FERRARI, A. C.; PUGNO, N. M. Silk reinforced with graphene or carbon nanotubes spun by spiders. arXiv preprint arXiv:1504.06751, 2015.

MENEZES, C. R. O.; MOREIRA, A. C. P.; BRANDÃO, W. B. Base neurofisiológica para compreensão da dor crônica através da acupuntura. Revista Dor, v. 11, n. 2, p. 161-8, 2010.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, v. 34, n. 1, p. 165–174, 2011.

NAGATA, T.; KOYANAGI, M.; TSUKAMOTO, H.; SAEKI, S.; ISONO, K.; SHICHIDA, Y.; TOKUNAGA, F.; KINOSHITA, M.; ARIKAWA, K.; TERAKITA, A. Depth perception from image defocus in a jumping spider. Science, v. 335, n. 6067, p. 469-471, 2012.

OLIVEIRA, A. A.; ZANETIC, J. Critérios para analisar e levar para a escola a ficção científica. In: Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, L. D. Aprendendo Física com o Homem-Aranha: utilizando cenas do filme para discutir conceitos de física no ensino médio. Revista Física na Escola, v. 7, n. 2, p. 79-83, 2006.

OLIVEIRA, L. M.; FERREIRA, K. A. A. A física e os super-heróis: uma forma divertida de falar de ciência. Revista ciências & ideias. v. 9, n. 3, p. 169-182, 2018.

OPELL, B. D. Economics of spider orb‐webs: the benefits of producing adhesive capture thread and of recycling silk. Functional Ecology, v. 12, n. 4, p. 613-624, 1998.

PIASSI, L. P. C. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica no ensino de física: utilizando um romance para desenvolver conceitos. In: Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. De olho no futuro: ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1-12, 2007a.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Primeiro contato: ficção científica para abordar os limites do conhecido em sala de aula. In: Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007b.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Quem conta um conto aumenta um ponto também em física: Contos de ficção científica na sala de aula. In: Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007c.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'. Educação e pesquisa, v. 35, n. 3, p. 525-540, 2009.

PINTO, J. R. A. S. Análise estrutural das proteínas da seda da teia da aranha Nephila clavipes por uma abordagem proteômica. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.

SÁ, C. S. S. Currículo ativo e a constituição de identidades profissionais em um curso de Licenciatura em Química. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SANTANA, D. R.; NETO, L. G. S.; SILVA, L. A. M, Uma proposta para construção de tirinha para o ensino de zoologia: da idealização e elaboração. Revista ciências & ideias, v. 11, n. 1, p. 299-322, 2020.

SANTOS, J. C.; SILVA, A. C. T.; OLIVEIRA, F. S. Histórias em Quadrinhos no ensino de Química: o que tem sido produzido em revistas e eventos da área na última década. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 1-11. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Química, 2016.

SARAVANAN, D. Spider silk- structure, properties and spinning. Journal of textile and apparel, technology and management, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2006.

SHAMBLE, P. S.; MENDA, G.; GOLDEN, J. R.; NITZANY, E. I.; WALDEN, K.; BEATUS, T.; ELIA, D. O.; COHEN, I. I.; MILES, R. N.; HOY, R. R. Airborne acoustic perception by a jumping spider. Current Biology, v. 26, n. 21, p. 2913-2920, 2016.

SHIGUEMATU, C. A. N. Fazendo conexões com o mundo real: uso de conceitos e modelos da física no contexto da zoologia. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.

SOARES, M. H. F. B.; CRUZ, T. M. G. S. H'Química: o uso dos Quadrinhos para o Ensino de Radioatividade (Dossiê História em Quadrinhos: Criação, Estudos da Linguagem e usos na Educação). Revista Temporis [Ação], v. 16, n. 2, p. 289-307, 2016.

SOUZA FILHO, A. G.; FAGAN, S. B. Funcionalização de nanotubos de carbono. Química nova, v. 30, n. 7, p. 1695, 2007.

SPIDER-MAN 2. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Avi Arad Laura Ziskin. Intérpretes: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons e outros. 135 min. EUA, 2004.

SPIDER-MAN 3. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Avi Arad, Laura Ziskin e Grant Curtis. Intérpretes: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Rosemary Harris J. K. Simmons e outros. 139 min. EUA, 2007.

SPIDER-MAN. Direção: Samuel M. Raimi. Produção: Laura Ziskin e Ian Bryce. Roteiro: David Koepp. Intérpretes: Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson, Rosemary Harris e outros. 121 min. EUA, 2002.

SPIDER-MAN: FAR FROM HOME. Direção: Jon Watts. Produção: Kevin Feige e Amy Pascal. Roteiro: Chris McKenna e Erik Sommers. Intérpretes: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Zendaya, Cobie Smulders, Jon Favreau, J. B. Smoove, Jacob Batalon, Martin Starr e outros. 129 min. EUA, 2019.

THE AMAZING SPIDER-MAN. Direção: Marc Webb. Produção: Laura Ziskin, Avi Arad e Matt Tolmach. Intérpretes: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Sally Field, Martin Sheen, Denis Leary e outros. 136 min. EUA, 2012.

USHIZIMA, D. M. Investigação do comportamento visual de algumas aranhas saltadoras (Salticidae) em termos de micromovimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências “Física Aplicada-opção Física Computacional”) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

VENTURA, C. R. R.; MELLO-PATIU, C. A.; MEJDALANI, G. Diversidade Biológica dos Protostomados. 2ª edição. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2004.

VOLLRATH, F. Strength and structure of spiders' silks. Reviews in Molecular Biotechnology, v. 74, n. 2, p. 67-83, 2000.

VOLLRATH, F. Spiderman silks: Science and fiction. Biochemical Society, v. 37, n. 6, p. 6-9, 2015.

XU, H. T.; FAN, B. L.; YU, S. Y.; HUANG, Y. H.; ZHAO, Z. H.; LIAN, Z. X.; DAI,Y. P.; WANG, L. L.; LIU, Z. L.; FEI. J.; LI, N. Construct synthetic gene encoding artificial spider dragline silk protein and its expression in milk of transgenic mice. Anim Biotechnol, v. 18, n. 1, p. 1–12, 2007.

ZANETIC, J. Física também é cultura. 1990. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

ZANETIC, J. Física e cultura. Ciência e Cultura, v. 57, n.3, p. 21-24, 2005.

ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p.39-57, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Produto Educacional