UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA, COM ELEMENTOS LÚDICOS, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GENÉTICA

Autores

  • Lorena Fernandes de Oliveira Discente da Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama.
  • Elisangela Andrade Angelo Instituto Federal do Paraná.
  • Danilo Sandro Sandro Barbosa Docente do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1586

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, contextualização educacional, ensino lúdico.

Resumo

A proposta deste projeto nasceu ao constatar, por meio de revisão bibliográfica e trabalhos anteriores, que existem grandes dificuldades por parte dos alunos do Ensino Médio em relação à Genética, sendo uma das causas a falta de contextualização do conteúdo. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências didáticas baseadas nas teorias da aprendizagem, que visam um aprendizado significativo. A UEPS consiste nos seguintes passos: 1) Definição do tema; 2) Levantamento dos conhecimentos prévios; 3) Introdução em nível proximal; 4) Apresentação do conteúdo (aspectos gerais, seguidos dos específicos); 5) Retomada dos aspectos gerais e estruturantes com um nível maior de complexidade; 6) Retomada das características mais relevantes do conteúdo (novas situações-problemas com grau maior de complexidade); 7) Avaliação da aprendizagem; 8) Verificação se houve aprendizagem significativa. Já a didatização lúdica é a utilização do lúdico como um instrumento prazeroso e significativo de ensino e aprendizagem. Tanto as UEPS quanto a didatização lúdica podem ser estratégias de ensino que levam à construção de um conhecimento significativo para o aluno. Assim, o objetivo foi desenvolver uma UEPS com elementos de didatização lúdica. Os principais resultados foram a constatação da aplicabilidade das UEPS no ensino de Genética, bem como a presença de vários indícios de que houve uma aprendizagem significativa, contextualizada, crítica e prazerosa.

Biografia do Autor

Elisangela Andrade Angelo, Instituto Federal do Paraná.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente cursa o doutorado em Ciências Biológicas, na área de concentração em Biologia Celular e Molecular, da Universidade Estadual de Maringá, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Atividade antifúngica da urease de soja (Glycine max) e de polipeptídeos derivados: estudos in vitro e modelagem computacional."Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bioquímica dos Micro-organismos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos, microalga Nostoc sp., produção de bioinseticidas (Bacillus thuringiensis). Tem experiência também nas áreas de Ciência de Alimentos, Genética, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental. Atuou como bióloga na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), concentrando suas atividades principalmente em pesquisas com microalgas, aproveitamento energético de resíduos e biotecnologia. Atualmente atua na docência, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, ministrando aulas para os cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas.

Danilo Sandro Sandro Barbosa, Docente do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama.

Biólogo, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental.

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Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência