REVISÃO SOBRE CIÊNCIA AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: CONTAMINANTES EMERGENTES NA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1575Palavras-chave:
pensamento cartesiano, pensamento sistêmico, interdisciplinaridade, ciência ambiental, contaminantes emergentes.Resumo
No início do século XX o conhecimento estava fundamentado no pensamento cartesiano do
francês René Descartes, no entanto a complexidade dos processos naturais exigiu uma
reorientação do conhecimento, que permitisse compreender essas interdependências nas
ciências ambientais, através do pensamento sistêmico. Essa mudança de paradigma nas
pesquisas científicas ainda está em processo, sendo um desafio definir, ampliar e legitimar
novos campos de saberes, uma vez que a crise ambiental permite novas vias para mudanças
de conhecimentos. Este trabalho é uma revisão bibliográfica que apresenta o conceito, uma
análise e as divergências entre o pensamento cartesiano e o pensamento sistêmico. O foco
do trabalho é sobre a problemática da interdisciplinaridade aplicada às Ciências Ambientais,
reconhecendo a concepção de meio ambiente como sistemas complexos e a partir disso há
uma discussão sobre a implicação e relevância do pensamento sistêmico sobre os estudos
dos contaminantes emergentes na água, que incorporam o âmbito social, ambiental,
econômico, político e institucional.
Referências
AQUINO, S. F.; BRANDT, E. M. F.; CHERNICHARO, C. A. L. Remoção de Fármacos e Desreguladores Endócrinos em Estações de Tratamento de Esgoto: Revisão da Literatura. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 18, n. 3, p. 187-204, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522013000300002>. Acesso em: 17 abr. 2019.
ARIAS, D. G. Contaminantes Emergentes, seus Efeitos no Meio Ambiente e Desafios para Novos Mecanismos de Purificação de Água. Campinas-SP: Unicamp, 2013. Disponível em: <http://www.ib.unicamp.br/dep_biologia_animal/indice2013>. Acesso em: 17 abr. 2019.
BERTALANFFY, L. V. General System Theory. New York: George Braziller, 1968. 289 p.
COSTA, P. V. R. O Projeto de Homem Cartesiano como Fundamento da Prática Psicológica Contemporânea. Polêm!ca, v. 13, n. 1, 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/9628/7590>. Acesso em: 10 abr. 2019.
GEISSEN, V.; MOL, H.; KLUMPP, E.; UMLAUF, G.; NADAL, M.; VAN DER PLOEG, M..; VAN DE ZEE, S. E. A. T. M.; RITSEMA, C. J. Emerging Pollutants in the Environment: A Challenge for Water Resource Management. International Soil and Water Conservation Research, v. 3, n. 1, p. 57-65, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.iswcr.2015.03.002>. Acesso em: 18 abr. 2019.
INCTAA - Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas. Cafeína em Águas de Abastecimento Público no Brasil. São Carlos-SP: Editora Cubo, 2014. 96 p. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=62433&opt=1>. Acesso em: 18 abr. 2019.
LEFF, E. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: PHILIPPI JR., A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo-SP: Signus Editora, 2000. Cap. 2, p. 19-51.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 5 ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 2010. 240 p.
LEFF, E. Pensar a Complexidade Ambiental. In: LEFF, E.; FUNTOWICZ, S.; DE MARCHI, B.; CARVALHO, I.; OSORIO, J.; PESCI, R.; LUZZI, D.; RIOJAS, J.; ESTEVA, J.; REYES, J.; GÓMEZ, M. A Complexidade Ambiental. São Paulo-SP: Cortez Editora, 2003. Cap. 1, p. 15-64.
LEIS, H. R. Uma Viagem Interdisciplinar ao Lado Oculto da Problemática Ambiental na Modernidade. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 7, n. 2, p. 19-44, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p19>. Acesso em: 09 jun. 2019.
MORIN, E. Ciência com Consciência. 82 ed. Revista e modificada pelo autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 344 p.
MORIN, E. O Método 1: A Natureza da Natureza. 2 ed. Portugal: Publicações Europa-América, 1977. 363 p.
PHILIPPI JR., A. A Interdisciplinaridade como Atributo da C&T. In: PHILIPPI JR., A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo-SP: Signus Editora, 2000. Cap. 1, p. 3-15.
RAIMUNDO, C. C. M. Contaminantes Emergentes em Água Tratada e seus Mananciais: Sazonalidade, Remoção e Atividade Estrogênica. Campinas-SP, Tese (Doutorado em Ciências na Área de Química Analítica) – Unicamp, 2011. 203 p. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/249643>. Acesso em: 25 jun. 2019.
RIOJAS, J. A Complexidade Ambiental na Universidade. In: LEFF, E.; FUNTOWICZ, S.; DE MARCHI, B.; CARVALHO, I.; OSORIO, J.; PESCI, R.; LUZZI, D.; RIOJAS, J.; ESTEVA, J.; REYES, J.; GÓMEZ, M. A Complexidade Ambiental. São Paulo-SP: Cortez Editora, 2003. Cap. 7, p. 217-240.
SARTORI, R. C. O Pensamento Ambiental Sistêmico: Uma Análise da Comunicação Científica da ESALQ/USP. Piracicaba-SP, Dissertação (Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas) – USP, 2005. 128 p. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-15072005-145343/pt-br.php>. Acesso em: 10 abr. 2019.
SOUZA, M. P. Determinação de Contaminantes Emergentes em Água Utilizando Microextração Adsortiva em Barra (BAμE) e UHPLC-MS/MS. Santa Maria-RS, Dissertação (Mestrado em Química) – UFMS, 2016. 94 p. Disponível em : <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/10632>. Acesso em: 17 abr. 2019.
SOUZA, S. S.; FERNANDES, V. Análise e Caracterização das Ciências Ambientais no Brasil. Revista da FAE, Caderno PAIC, v. 14, n. 1, p. 511-524, 2013. Disponível em: <https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/32>. Acesso em: 09 jun. 2019.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Environmental Education in the Light of the Tbilisi Conference. Paris, France: Unesco, 1980. 97 p. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000038550/PDF/038550engb.pdf.multi>. Acesso em: 14 abr. 2019.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. International Initiative on Water Quality. Paris, France: Unesco, 2015. 26 p. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243651>. Acesso em: 10 abr. 2019.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Universities and Environmental Education. Paris, France: UNESCO, 1986. 122p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcela Hirose Miyabara, Fernando Schimidt, Alex Mota dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).