MATEMÁTICA FINANCEIRA E JOGOS DE TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UM BAIXO CUSTO

Autores

  • Eduardo Picanço Cruz Universidade Federal Fluminense Departamento de Empreendedorismo e Gestão
  • Yan Orge Fernandes Barbosa Universidade Federal Fluminense Mestrado em Educação
  • Fabiane da Costa e Silva Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1566

Palavras-chave:

ensino, finanças, jogo de tabuleiro, empreendedorismo

Resumo

Este artigo se caracteriza como um estudo de caso cujo objetivo é abordar o uso do jogo de tabuleiro Banco Imobiliário no ensino de finanças em um contexto de educação empreendedora. Este trabalho se justifica pela constatação da falta de estudos nacionais que tratam do uso de jogo de tabuleiros como metodologia ativa de ensino, em especial no âmbito da educação financeira. Neste sentido, este trabalho traz uma contribuição ao demonstrar que, realizadas algumas adaptações, o jogo em questão facilita o processo de ensino e aprendizagem ao simular em um ambiente controlado e de maneira simples situações e conceitos pertinentes ao mundo dos investimentos. Para tanto, apresenta as adaptações feitas no jogo para alcançar os objetivos de aprendizagem, relata algumas experiências realizadas em sala de aula e alguns depoimentos de atores envolvidos. Conclui que os jogos de tabuleiros se mostram adequados tanto para a educação empreendedora como para diferentes níveis e contextos de ensino e apresentam potencial como metodologia ativa de baixo custo em cenários de escassez de investimentos em tecnologia como o da educação pública brasileira.

PALAVRAS-CHAVES: ensino; finanças; jogo de tabuleiro; empreendedorismo

Biografia do Autor

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense Departamento de Empreendedorismo e Gestão

Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios. Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Yan Orge Fernandes Barbosa, Universidade Federal Fluminense Mestrado em Educação

Graduação em Processos Gerenciais - UFF

Pós-Graduado em Gestão Empreendedora - UFF

Mestrando em Educação - UFF

Fabiane da Costa e Silva, Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve soluções educacionais na área de gestão, possuindo ampla experiência com ensino nas modalidades presencial e a distância. Temas de interesse de pesquisa: educação, políticas públicas, práticas organizacionais.

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos