EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS ACOMPANHANTES DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1559Palavras-chave:
Acompanhantes, Educação em saúde, Hospital, Educação em Enfermagem, Biossegurança.Resumo
A enfermagem em seu cotidiano de trabalho no cenário hospitalar, presta cuidados aos indivíduos com doenças que geram condições crônicas que, por vezes, dificultam o processo de comunicação e interação entre o enfermo e a equipe. Nesse caso, para esse paciente é de suma importância a presença de um acompanhante, principalmente, quando é um familiar, considerado peça fundamental para a recuperação e cuidado, a fim de proporcionar segurança emocional garantindo bem-estar e até mesmo auxiliar na recuperação do paciente. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em relatar uma experiência de educação em saúde, que consistiu em proporcionar esclarecimentos de informações aos acompanhantes de pacientes de uma unidade hospitalar, quanto aos procedimentos de biossegurança a serem adotados e eventuais dúvidas, e conhecer o perfil social destes. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no cenário hospitalar, na clínica médica de um hospital de grande porte em um município da região sudeste do Estado do Pará (PA), Brasil. A experiência ocorreu por meio da problematização pelos acadêmicos para as necessidades da equipe multiprofissional do setor, em relação às orientações aos acompanhantes dos pacientes internados. Com experiência, oportunizou-se a realização de ações de educação em saúde para atender às demandas da realidade do campo de estágio e utilização do conhecimento científico para minimizar problemas existentes. Como resultados, obteve-se a construção de uma tecnologia educativa do tipo cartaz; perfil dos acompanhantes com as variáveis: sexo, faixa etária, vínculo familiar e escolaridade; avaliou-se ainda o conhecimento sobre higienização das mãos, como não levar microrganismo do hospital para suas casas e o conhecimento sobre lesão por pressão. Conclui-se que é de grande relevância a realização de ações voltadas às orientações aos acompanhantes, estimulando a educação crítico-reflexiva dos participantes no ambiente hospitalar, com direcionamento para atitudes benéficas, e contribuindo com a assistência e a promoção de saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Acompanhantes; Educação em saúde; Hospital; Educação em Enfermagem; Biossegurança.
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