EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS ACOMPANHANTES DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1559

Palavras-chave:

Acompanhantes, Educação em saúde, Hospital, Educação em Enfermagem, Biossegurança.

Resumo

A enfermagem em seu cotidiano de trabalho no cenário hospitalar, presta cuidados aos indivíduos com doenças que geram condições crônicas que, por vezes, dificultam o processo de comunicação e interação entre o enfermo e a equipe. Nesse caso, para esse paciente é de suma importância a presença de um acompanhante, principalmente, quando é um familiar, considerado peça fundamental para a recuperação e cuidado, a fim de proporcionar segurança emocional garantindo bem-estar e até mesmo auxiliar na recuperação do paciente. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em relatar uma experiência de educação em saúde, que consistiu em proporcionar esclarecimentos de informações aos acompanhantes de pacientes de uma unidade hospitalar, quanto aos procedimentos de biossegurança a serem adotados e eventuais dúvidas, e conhecer o perfil social destes.  Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no cenário hospitalar, na clínica médica de um hospital de grande porte em um município da região sudeste do Estado do Pará (PA), Brasil. A experiência ocorreu por meio da problematização pelos acadêmicos para as necessidades da equipe multiprofissional do setor, em relação às orientações aos acompanhantes dos pacientes internados. Com experiência, oportunizou-se a realização de ações de educação em saúde para atender às demandas da realidade do campo de estágio e utilização do conhecimento científico para minimizar problemas existentes. Como resultados, obteve-se a construção de uma tecnologia educativa do tipo cartaz; perfil dos acompanhantes com as variáveis: sexo, faixa etária, vínculo familiar e escolaridade; avaliou-se ainda o conhecimento sobre higienização das mãos, como não levar microrganismo do hospital para suas casas e o conhecimento sobre lesão por pressão. Conclui-se que é de grande relevância a realização de ações voltadas às orientações aos acompanhantes, estimulando a educação crítico-reflexiva dos participantes no ambiente hospitalar, com direcionamento para atitudes benéficas, e contribuindo com a assistência e a promoção de saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Acompanhantes; Educação em saúde; Hospital; Educação em Enfermagem; Biossegurança.

Biografia do Autor

Thiago Marcírio Gonçalves de Castro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Acadêmico do Curso de Enfermagem na Universidade do Estado Do Pará - Campus XIII - Tucuruí-PA. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - UEPA/CNPq). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia - NUPESA, fazendo parte da linha de pesquisa "Educação, Saúde e tecnologias numa perspectiva interdisciplinar".

José Benedito dos Santos Batista Neto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Acadêmico do Curso de Enfermagem na Universidade Do Estado Do Pará (UEPA) - Campus XIII - Tucuruí-PA. Atualmente, exerce Estágio Extracurricular de Saúde Mental no Programa de Voluntariado da Atenção Primária à Saúde Pública - Colabora-AB da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí/PA e Monitor nas disciplinas de Parasitologia e Patologia. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA), fazendo parte da linha de pesquisa Educação, Cultura e Saúde na Região amazônica.

Thacyana Vitória Lopes de Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Acadêmica do Curso de Enfermagem na Universidade do Estado Do Pará - Campus XIII - Tucuruí-PA.

Renata Campos de Sousa Borges, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Doutoranda em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará. Atua na coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST Lago Tucuruí- PA.

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Professora Adjunta III de Clínica Médica (sub-área: Endocrinologia) da Universidade do Estado do Pará.

Letícia Sousa do Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará.  É participante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA), pela Universidade do Estado do Pará.

Thays Queiroz Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará.

Isabelle Guerreiro de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Relato de Experiência