PRACTICAL LABORATORY OF NATURE TEACHING (PLANT) KIT: O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1555

Palavras-chave:

Cegueira botânica, Metodologia de Ensino, Aulas práticas investigativas.

Resumo

Na atualidade verifica-se nítido desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelos conteúdos de Botânica. Tendo consciência deste cenário, de certo modo desfavorável ao estudo dos vegetais é que o presente trabalho foi desenvolvido objetivando proporcionar um incremento na aprendizagem de botânica através da utilização de experimentos (KIT - PLANT) com uso de materiais de baixo custo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nesta área do conhecimento, construindo nos educandos um novo olhar sobre os vegetais. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa-ação. Na primeira etapa, foram aplicados questionários em duas das cinco salas de 2ª série de uma escola de ensino médio da rede estadual, com o intuito de diagnosticar o nível de conhecimento. Em seguida, o Kit (PLANT) foi utilizado com os estudantes, em uma das turmas selecionadas, mantendo a outra turma que fez o questionário diagnóstico sem receber a aplicação do PLANT, servindo esta como grupo controle da pesquisa. Logo após, foi aplicado um instrumental avaliativo (questionário com vinte questões objetivas) tanto na turma que utilizou o Kit, como no grupo controle. Posteriormente, os resultados foram tabulados, comparados e discutidos. Após a análise dos dados pode-se perceber que a turma que recebeu aplicação do PLANT apresentou um melhor desempenho em quatorze das vinte questões propostas. Foram comparadas ainda as notas obtidas por cada estudante no teste aplicado após execução do KIT, nos dois grupos (experimental e controle). O grupo controle apresentou uma média de acertos de 7,84 enquanto grupo experimental apresentou média 9,84. Com estes resultados pode-se perceber que a turma que recebeu aplicação do KIT-PLANT apresentou um melhor desempenho; o que nos leva a acreditar que as atividades facilitaram e estimularam a busca pelo conhecimento, subsidiaram a compreensão dos conceitos contribuindo desse modo para uma aprendizagem significativa.

PALAVRAS-CHAVE: Cegueira botânica, Metodologia de Ensino, Aulas práticas investigativas, Pesquisa-ação.

Biografia do Autor

MARIA MILANY PINHEIRO DA SILVA, Universidade Estadual do Piauí

Professora

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

PROFESSOR ASSOCIADO III
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Josiane Silva Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Professora Adjunto IV

Campus Heróis do Jenipapo

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos