A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: ESTUDO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1474

Palavras-chave:

Matemática, Ciências da Natureza, Educação do Campo, Ensino Superior.

Resumo

Este artigo é fruto de um trabalho que teve como objetivo compreender, na perspectiva da complexidade, a relação entre as dificuldades com o conteúdo matemático e os conteúdos de Ciências da Natureza, em estudantes de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí. A abordagem foi qualitativa e os dados foram coletados por meio de um teste e um questionário aplicados aos estudantes do Curso, além de um questionário aplicado a docentes ministrantes de disciplinas da área de Ciências da Natureza. A análise dos dados mostrou que os estudantes de uma forma geral não tinham domínio de conhecimentos básicos de Matemática, sendo este um entrave para a aprendizagem dos conhecimentos científicos nos campos da Física, da Biologia e da Química.

Biografia do Autor

Chirley Silva dos Santos, Escola Municipal Borges de Sousa

Possui Licenciatura Plena em Matemática e em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Picos -PI, das disciplinas Matemática e Ciências da Escola Municipal Borges de Sousa. Pós-Graduanda em Ensino de Ciências da Natureza, tem experiência na área de Matemática, Ciências e em Educação Infantil. 

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, coordena o projeto de extensão Transformando o Ensino de Ciências e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física.

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos