CURADORIA AUTORAL-COLETIVA DE UMA EXPOSIÇÃO EDUCATIVA SOBRE RACISMO CIENTÍFICO: RELATANDO EXPERIÊNCIAS ITINERANTES

Autores

  • Thiago Leandro da Silva Dias Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1446

Palavras-chave:

concepção expográfica, formação de professores-pesquisadores, educação das relações étnico-raciais.

Resumo

A exposição Ciência, Raça e Literatura envolve um projeto colaborativo que tem sido apresentado ao público geral e para professores e estudantes da educação básica e superior desde o ano de 2013. Esse relato pretende sistematizar o processo de elaboração da exposição em questão, explicitando as intenções, fundamentos e dinâmicas de planejamento e montagem, como forma de caracterizar os princípios que orientam o processo de curadoria, por meio da análise documental da memória do trabalho de concepção e organização da exposição em arquivos derivados de reuniões de planejamento e do acervo expositivo, entremeados pela minha vivência como coautor do processo e do diálogo com outros (as) curadores (as). A relevância da experiência expositiva pode ser verificada em função de alguns dos seus princípios de curadoria e montagem (itinerante, contextual e com processo de curadoria autoral-coletiva), que possibilita maior interlocução de atores e instituições na implementação de seus objetivos e princípios.

Biografia do Autor

Thiago Leandro da Silva Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UEFS, com projeto de pesquisa sobre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-Raciais. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Caburé - Ciência, Sociedade e Educação (UEFS) e o Grupo de Pesquisa em História do Naturalismo no âmbito Ibero-Americano (UFBA). Atua como professor de Ciências e Biologia da Educação Básica.

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Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência