ABORDAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS A PARTIR DA ANÁLISE DA SÉRIE FRIENDS: COMO TRABALHAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS QUE MUITOS ESTUDANTES LEVAM PARA A SALA DE AULA?

Autores

  • Maria Eduarda Ferreira Lima Tokairin Instituto Federal do Paraná - campus Londrina
  • Paulo Antônio Cypriano Pereira Instituto Federal do Paraná - campus Londrina http://orcid.org/0000-0002-2350-0070

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1379

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, FRIENDS, Recurso audiovisual, séries de televisão como estratégia pedagógica

Resumo

Sendo de grande importância a utilização de recursos audiovisuais como ferramenta estimuladora, o presente trabalho visa estabelecer contextos interativo-dialógicos no processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Ciências e Biologia, diversificando recursos didáticos que estimulem o estudante em sala. Para isso, foram analisados episódios da série FRIENDS, na qual os conteúdos de Biologia e Ciência apresentados pelos personagens foram identificados e avaliados para sua possível utilização como ferramenta para o ensino-aprendizado dos conteúdos abordados em sala de aula. Após a análise, os conteúdos foram classificados de acordo com o assunto abordado, e inseridos em um quadro de modo a compilar as informações do episódio, como o momento em que o tema foi abordado, temporada, o conteúdo a qual essas informações pertencem e a série/ano em que esse tópico pode ser aplicado. Para a definição da classe escolar em que o assunto é lecionado foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e dela foram extraídos os conteúdos pertinentes a cada série/ano. Catorze temas/assuntos foram distinguidos no seriado FRIENDS, sendo Geologia, Paleontologia, Embriologia e Anatomia Humana os mais frequentes. Apresenta-se catalogação da menção de cada tema/assunto no seriado como ferramenta para o planejamento do fazer docente com o uso de mídias. Aborda-se, também, a utilidade das concepções alternativas como discurso do senso comum e possibilidade de confronto com a discussão científica de forma atrativa ao educando.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos