O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Sabrina Oliveira Martins Universidade Estadual do Pará - UEPA
  • Caio Renan Goes Serrão Escola Superior da Amazônia - UNAMA
  • Maria Dulcimar De Brito Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • André Silva dos Reis Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1280

Palavras-chave:

didática, simulação, química.

Resumo

O presente artigo apontou para o uso de simulações virtuais nas aulas de química, como uma ferramenta didática para auxiliarem os professores durante as aulas, visando aulas dinâmicas e benéficas para a aprendizagem dos estudantes, além de utilizar os recursos tecnológicos dentro do ambiente escolar com finalidades educativas. O trabalho foi executado em uma escola estadual da rede pública de ensino, contando com a participação de 50 discentes de duas turmas da referida escola, e ainda contou com a participação do professor de química das turmas envolvidas na pesquisa. Para a aplicação do estudo foi feito o uso do simulador interativo PhET: Balanceamento de Equações e houve a aplicação de questionários, sendo passado ao professor antes da utilização do simulador em sala, e para os alunos após o uso do simulador na sala de aula. Para a elaboração dos gráficos após análises das respostas utilizou-se como suporte um programa de estatística, chamado Minitab. Portanto, concluiu-se que o uso dos simuladores virtuais no ensino de química tendem a facilitar a aprendizagem, tornando as aulas atrativas e proveitosas para os alunos, contando assim com a participação efetiva destes durante as aulas.

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Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos