CAFÉ COM CIÊNCIA BIO UVA: AMPLIANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FORA DA SALA DE AULA

Autores

  • Alexandre Santos de Alencar Universidade Veiga de Almeida
  • Danielle Paes Machado de Andrade Branco Universidade Veiga de Almeida
  • Adriano Yagho da Silva Universidade Veiga de Almeida
  • Ana Carolina Silva Guimarães Universidade Veiga de Almeida
  • Bruna Mayato Rodrigues Universidade Veiga de Almeida
  • Lucas Santos Serafim de Araújo Universidade Veiga de Almeida
  • Thainá Lorrane Moraes Universidade Veiga de Almeida
  • Tiago Mendonça Esteves Universidade Veiga de Almeida
  • Uiara Gomes Cabral Universidade Veiga de Almeida
  • Cristiane da Silveira Fiori Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1279

Palavras-chave:

Biologia, palestras científicas, aprendizado colaborativo

Resumo

O projeto Café Com Ciência BIO UVA foi criado com o objetivo de estabelecer um espaço permanente de discussão científica através da realização um ciclo de seminários, que pudesse contribuir para uma melhor formação acadêmica dos alunos do Curso de Biologia na Universidade Veiga de Almeida. Nesse contexto, dados do referido projeto, bem como do seu perfil em uma rede social são apresentados após seus dois primeiros de anos de realização. Entre 2017 e 2018 foram realizadas 44 palestras científicas, que receberam 1.541 participantes, representando uma média de 30±13 pessoas por palestra. Por sua vez, os dados do projeto relacionados ao seu perfil na rede social do Facebook® mostraram que, durante o período analisado, 534 pessoas “curtiram” a página, resultando em 541 seguidores, em sua maioria (66%) mulheres na faixa entre 18 e 24 anos de idade. A realização do projeto mostrou-se uma ferramenta educacional eficiente para ampliar significativamente os espaços para discussão cientifica no curso em questão.

Biografia do Autor

Alexandre Santos de Alencar, Universidade Veiga de Almeida

Prof.Dr. Alexandre Santos de Alencar

https://orcid.org/0000-0002-8104-1781

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biofísica

Danielle Paes Machado de Andrade Branco, Universidade Veiga de Almeida

Profa.Dra. Danielle Paes Machado de Andrade Branco

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Neurociências

Adriano Yagho da Silva, Universidade Veiga de Almeida

Biólogo - Adriano Yagho O. da Silva

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Ana Carolina Silva Guimarães, Universidade Veiga de Almeida

Bióloga - Ana Carolina Silva Guimarães

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Bruna Mayato Rodrigues, Universidade Veiga de Almeida

Bióloga - Bruna Mayato Rodrigues

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Lucas Santos Serafim de Araújo, Universidade Veiga de Almeida

Lucas Santos Serafim de Araújo

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Thainá Lorrane Moraes, Universidade Veiga de Almeida

Thainá Lorrane dos S. Moraes

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Tiago Mendonça Esteves, Universidade Veiga de Almeida

Tiago Mendonça Esteves

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Biologia

Uiara Gomes Cabral, Universidade Veiga de Almeida

Profa.Dra. Uiara Gomes Cabral

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Paleontologia

Cristiane da Silveira Fiori, Universidade Veiga de Almeida

Profa.Dra. Cristiane da Silveira Fiori

Departamento de Ciências Biológicas

Área: Zoologia

Referências

ALENCAR, Gersica Agripino; MOURA, Murilo Rebouças; BITENCOURT, Ricardo Barbosa. Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: o que dizem os professores e alunos do IFSertão – PE. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 85-92, 2013.

ANDERSON, Chris. TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. 1ª. Edição, Rio de Janeiro, Intrínseca: 240 págs. 2016.

CAZELLI, Sibele; COSTA, Andréa Fernandes; MAHOMED, Carla. O que precisa ter um futuro professor em seu curso de formação para vir a ser um profissional de educação em museus? Ensino Em-Revista, v. 17, n. 2, p. 579-595, 2010.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, pp. 47-65. 2014, ISBN 978-85-7879-283-1.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. 1ª ed. São Paulo; Companhia das Letras: 445 págs. 2018.

HARRIS, Jacob. Word clouds considered harmful. Acesso em 21.jan.2019. http://www.niemanlab.org/2011/10/word-clouds-considered-harmful/.

JOHNSON, Steven. De onde vêm as boas ideias. 1ª. ed. Zahar Editora: 260 págs. 2011.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

MONTEIRO, Daniele Pedrosa. Uso do Facebook® como recurso didático na disciplina Fundamentos de Neuroanatomia: estudo de caso. CRIAREAD, v. 1, n. 1: p. 226- 238, 2016.

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP) - Acesso em 12.jan.2019. http://parquecientec.usp.br/

ROMANELLI, Frank; CAIN, Jeff; McNAMARA, Patrick J. Should TED Talks Be Teaching Us Something? American Journal of Pharmaceutical Education 78 (6) Art.113: p.1-3. 2014.

SUGIMOTO, Cassidy R.; THELWALL, Mike; LARIVIÈRE, Vincent; TSOU, Andrew; MONGEON, Philippe; MACALUSO, Benoit. Scientists popularizing science: characteristics and impact of TED talks. PLOS One 8 (e62403): 1-7. 2013.

VERÍSSIMO, António; PEDROSA, Arminda; RIBEIRO, Rui. Ensino Experimental das Ciências - (Re)pensar o Ensino das Ciências. Ministério da Educação de Portugal: 158 págs. 2001.

ZANANDREA, Ana Carolina Volpato; RODRIGUES, Bruna Mayato; ALENCAR, Alexandre Santos. Ensino e aprendizagem de Biologia: estudo de caso da exposição “O Brasil na Antártica” realizada na Universidade Veiga de Almeida. Rev. Elet. Cient. UERGS, v.4, n.3, p. 487-500, 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos