REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Rosalva Sulzbacher Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1106

Resumo

O currículo escolar é o documento que norteia as atividades desenvolvidas em sala de aula, desde os conteúdos desenvolvidos até as questões mais subjetivas que permeiam o espaço escolar. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo analisar a evolução das concepções de currículo expressas nas narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas em diferentes momentos do componente curricular de Prática de Ensino. As escritas coletadas foram categorizadas nas das teorias Tradicional, Crítica e Pós-crítica em uma sequência temporal, para que fosse possível observar as modificações das narrativas ao longo do componente. Desta forma, constatamos que a maioria dos sujeitos ressignificou o pensamento sobre currículo, partindo de concepções tradicionais (mais frequentes na primeira escrita) para críticas e pós críticas, mais comuns na segunda e terceira escrita. Acreditamos isso foi possível graças às leituras e discussões formativas realizadas durante o semestre sobre a temática de currículo, o que denota a importância das práticas de ensino para a formação crítica e reflexiva dos professores de ciências e biologia.

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Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos