Letramentos digitais e ensino: propostas didáticas para a formação do leitor na contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Hiperleitura, Formação de leitor, Letramentos digitais.

Resumo

A tecnologia digital tem avançado de forma significativa nos dias atuais, como também tem influenciado a aprendizagem e a forma como um indivíduo pratica a leitura. Diante disso, este artigo tem por objetivo explorar as relações entre os letramentos digitais e a formação do leitor na contemporaneidade, por meio da apresentação de sugestões de propostas didáticas aplicáveis na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utiliza textos teóricos para abordar os temas em questão, com reflexões acerca dos conceitos de leitura, hiperleitura, formação do leitor e letramento digital. Considerando a hipótese de que, hoje, novos códigos e linguagens exigem um novo perfil de leitor, inicialmente, abordamos a leitura e a hiperleitura no meio digital e sua influência na formação do indivíduo, além de explicar como o letramento digital serve como um mediador para esse processo. Por fim, em nossas análises, apresentamos algumas sugestões para a formação de leitores na atualidade, sustentadas no uso de novas tecnologias, via letramentos digitais em hipertexto, em multimídia e móvel.

Biografia do Autor

Erica Cristina de Oliveira Bernardes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Apucarana)

Graduada em Letras Português (UNESPAR - Campus Apucarana).

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Apucarana)

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL).

Professor do Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Apucarana).

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Publicado

2023-03-27 — Atualizado em 2023-03-27

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