O letramento crítico na aula de língua(gens) da educação profissional: a experiência de construção de uma unidade didática

Autores

  • Alessandra Maria Moraes Martins Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Marcel Alvaro de Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Unidade Didática. Estudos do Letramento. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de construção de uma Unidade Didática para Letramentos pensada para uma turma de um curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de um campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A construção da Unidade Didática considerou tanto a ementa da disciplina Redação Empresarial, na qual o material deverá ser aplicado, bem como as bases teóricas da EPT (FREIRE, 2000; RAMOS, 2017; GRAMSCI, 2001; SAVIANI, 2013) e das teorias do letramento crítico (STREET, 2003; SOUZA, 2011). Os resultados do processo de construção da Unidade Didática apontam para a possibilidade de diálogo entre os objetivos da EPT, as teorias dos letramentos e a construção de materiais didáticos nas aulas de Redação Empresarial em cursos técnicos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Os gêneros do discurso. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DE SOUZA, Lynn Mario T. Menezes. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval Franco & ASSIS ARAUJO, Vanessa (Orgs.). Formação de Professores de Línguas-Ampliando Perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

KOCH, Ingedore. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.

PENNYCOOK, Alastair. Towards a Critical Applied Linguistics for the 1990s. Issues in applied linguistics, v. 1, n. 1, p. 8-28, 1990.

RAMOS, M. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: Ensino Médio Integrado no Brasil: Fundamentos, Práticas e Desafios. Brasília: Editora IFB, 2017.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, 2013.

SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in comparative education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.

Downloads

Publicado

2022-07-14 — Atualizado em 2023-03-21

Versões