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Experiência estética e subjetividade: uma proposta de leitura e análise da narrativa de Lygia Fagundes Telles

Autores

Palavras-chave:

Teoria do Efeito Estético. Letramento literário. Ensino Médio.

Resumo

No presente trabalho, apresentamos uma proposta de leitura literária do conto Meia-Noite em ponto em Xangai, de Lygia Fagundes Telles, como estratégia de letramento literário em uma turma de Ensino Médio. Essa proposta se justifica a partir de nossos estudos no Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL/UFPB/CNPq), estes que consideram os estudos literários desenvolvidos a partir da necessidade humana de ficcionalizar, garantindo importância fundamental à leitura e o letramento em sala de aula. Com isso, utilizamos como base teórica os conceitos estipulados pela Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996), em associação à tese de Santos (2009), esta que desenvolve a interpretação dos conceitos a partir da concepção de um leitor real, possibilitando, assim, a estruturação da experiência estética do indivíduo. Dado o exposto, buscamos neste estudo o desenvolvimento de uma estratégia de leitura literária que considere a importância emancipadora da literatura através de uma dinâmica democrática que envolve o mapeamento da experiência estética individual de cada aluno e leitor. Essa interação é construída apenas a partir do acesso individual da interpretação e sentido que o leitor atribuiu ao texto, tornando-se, assim, abstrata e subjetiva. Dentro desses aspectos, visamos desenvolver, nessa estratégia de leitura literária, voltada para uma turma de Ensino Médio, a possibilidade de emancipação crítica, social, cultural e emocional dos alunos a partir de suas reflexões acerca dos possíveis sentidos atribuídos ao referido conto, no escopo da narrativa e de seus personagens.

Biografia do Autor

Kayo Henriky Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2019) e membro do Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL/UFPB/CNPq).

Josuel Belarmino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e membro do Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL/UFPB/CNPq).

Referências

BANDEIRA, Irene. Looping recursivo como efeito estético no conto "Uma história de borboletas", de Caio Fernando Abreu. In: IV Jornada de Literatura e Educação - I Simpósio Internacional de Literatura e Educação, 2019, João Pessoa. Anais da IV Jornada de Literatura e Educação e I Simpósio Internacional de Literatura e Educação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. p. 118-126. Disponível em: https://www.ufpb.br/leli/contents/documentos/anais-iv-jornada-literatura-e-educacao.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, v. 1.

SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos et al. Roteiro Didático Metaprocedimental em Antropologia Literária. Relatórios. PROLICEN, PROBEX, PIBIC/UFPB: João Pessoa, 2015, 2016, 2017, 2018.

SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Atos de ficcionalizar e emancipação do leitor: para além do oxigênio. Revista Graphos, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 96-111, 18 ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52620/31716>. Acesso em: 26 abr. 2021.

TELLES, Lygia Fagundes. Meia-Noite em Ponto em Xangai. In: TELLES, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 83-89.

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2022-01-28

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