Experiência estética e subjetividade: uma proposta de leitura e análise da narrativa de Lygia Fagundes Telles
Palavras-chave:
Teoria do Efeito Estético. Letramento literário. Ensino Médio.Resumo
No presente trabalho, apresentamos uma proposta de leitura literária do conto Meia-Noite em ponto em Xangai, de Lygia Fagundes Telles, como estratégia de letramento literário em uma turma de Ensino Médio. Essa proposta se justifica a partir de nossos estudos no Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL/UFPB/CNPq), estes que consideram os estudos literários desenvolvidos a partir da necessidade humana de ficcionalizar, garantindo importância fundamental à leitura e o letramento em sala de aula. Com isso, utilizamos como base teórica os conceitos estipulados pela Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996), em associação à tese de Santos (2009), esta que desenvolve a interpretação dos conceitos a partir da concepção de um leitor real, possibilitando, assim, a estruturação da experiência estética do indivíduo. Dado o exposto, buscamos neste estudo o desenvolvimento de uma estratégia de leitura literária que considere a importância emancipadora da literatura através de uma dinâmica democrática que envolve o mapeamento da experiência estética individual de cada aluno e leitor. Essa interação é construída apenas a partir do acesso individual da interpretação e sentido que o leitor atribuiu ao texto, tornando-se, assim, abstrata e subjetiva. Dentro desses aspectos, visamos desenvolver, nessa estratégia de leitura literária, voltada para uma turma de Ensino Médio, a possibilidade de emancipação crítica, social, cultural e emocional dos alunos a partir de suas reflexões acerca dos possíveis sentidos atribuídos ao referido conto, no escopo da narrativa e de seus personagens.
Referências
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- 2023-03-21 (2)
- 2022-01-28 (1)
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