Abordagens da Oração Subordinada Substantiva nos Exercícios e nas Orientações para o Professor em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa. Abordagens de ensino de gramática. Oração subordinada substantiva. Livros didáticos. Ensino Médio.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor, quando houver, de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 para distribuição em escolas públicas de Ensino Médio, em todo Brasil. Para tal, fundamentamo-nos nas abordagens de ensino de gramática de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), bem como em seus ecos encontrados em outros autores. As coleções pesquisadas são adotadas em escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará, e foram as seguintes: Português: língua e cultura, de Faraco (2016); e Novas Palavras, de Amaral et al. (2016). Para o alcance de nosso objetivo, analisamos os exercícios sobre orações subordinadas substantivas, em cada obra, bem como as orientações para o professor no tocante a este tópico gramatical, quando havia tais orientações. Os resultados revelam que os autores de Novas Palavras demonstram consciência das atuais discussões, no âmbito da Linguística, a respeito do ensino de gramática, o que faz com que procurem equilibrar as abordagens prescritiva, descritiva e produtiva, além de orientarem o professor quanto ao trabalho com o conteúdo gramatical abordado na unidade em estudo. Por outro lado, verificamos que o autor de Português: língua e cultura se preocupa com o equilíbrio entre as abordagens de ensino de gramática, mas deixa a desejar quanto às orientações dadas ao professor, limitando-se a anunciar o conteúdo da unidade/capítulo em estudo na parte de orientações ao docente.
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- 2023-03-21 (2)
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