Abordagens da Oração Subordinada Substantiva nos Exercícios e nas Orientações para o Professor em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa. Abordagens de ensino de gramática. Oração subordinada substantiva. Livros didáticos. Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor, quando houver, de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 para distribuição em escolas públicas de Ensino Médio, em todo Brasil. Para tal, fundamentamo-nos nas abordagens de ensino de gramática de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), bem como em seus ecos encontrados em outros autores. As coleções pesquisadas são adotadas em escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará, e foram as seguintes: Português: língua e cultura, de Faraco (2016); e Novas Palavras, de Amaral et al. (2016). Para o alcance de nosso objetivo, analisamos os exercícios sobre orações subordinadas substantivas, em cada obra, bem como as orientações para o professor no tocante a este tópico gramatical, quando havia tais orientações. Os resultados revelam que os autores de Novas Palavras demonstram consciência das atuais discussões, no âmbito da Linguística, a respeito do ensino de gramática, o que faz com que procurem equilibrar as abordagens prescritiva, descritiva e produtiva, além de orientarem o professor quanto ao trabalho com o conteúdo gramatical abordado na unidade em estudo. Por outro lado, verificamos que o autor de Português: língua e cultura se preocupa com o equilíbrio entre as abordagens de ensino de gramática, mas deixa a desejar quanto às orientações dadas ao professor, limitando-se a anunciar o conteúdo da unidade/capítulo em estudo na parte de orientações ao docente.

Biografia do Autor

Francisco Elton Martins de Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC Federal University of Ceará

He holds a Licentiate degree in Portuguese and its Literatures and he is a specialist in Literature and Readers Training by State University of Ceará, at the Faculty of Education, Sciences and Languages of Central Sertão, in Quixadá, Brazil. He holds a Master's degree and a PhD in Linguistics by Federal University of Ceará, in Fortaleza, Brazil. He is currently taking his second undergraduation in a Licentiate degree in English and its Literatures at Federal University of Ceará, where he is also a special student of the Master's dregree in Translation Studies. During the first undergraduate and graduate courses, he graduated in English (basic level - A2), French (intermediate level - B1) and Spanish (intermediate level - B1) by Nucleus of Foreign Languages at State University of Ceará, and in English (basic level - A2+/B1, upper-intermediate level - B2 and advanced level - C1), French (reading course), German (basic level - A2) and Italian (intermediate level - B1) by the Foreign Culture Houses from Federal University of Ceará. He is a member of the Northeast Linguistic Studies Group. He has experience in the area of ​​Languages, with an emphasis on General Linguistics, Applied Linguistics, Portuguese and English, being mainly interested in the following themes: theories of language and second language, Portuguese grammar, English grammar, functional grammar, description and linguistic analysis, morphology and morphosyntax of Portuguese and English, syntax-semantics of Portuguese and English, grammar teaching approaches, Portuguese-language textbook, English-language textbook, Common National Curriculum for teaching Portuguese and English, teaching communicative skills in English, translation and foreign languages teaching, teaching and learning second languages, training readers. // Graduado em Letras - Língua Portuguesa/Licenciatura e especialista em Literatura e Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, cursa sua segunda graduação, em Letras - Inglês/Licenciatura, pela UFC, onde também é aluno especial do Mestrado em Estudos da Tradução. Durante toda a primeira graduação e a pós-graduação, formou-se em Inglês (básico), Francês (intermediário) e Espanhol (intermediário) pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Uece, e em Inglês (básico, intermediário e avançado), Francês (instrumental), Alemão (básico) e Italiano (intermediário) pelas Casas de Cultura Estrangeira (CCE) da UFC. É membro-sócio do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Geral, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: teorias de língua e de segunda língua, gramática da língua portuguesa, gramática da língua inglesa, gramática funcional, descrição e análise linguística, morfologia e morfossintaxe do português e do inglês, sintaxe-semântica do português e do inglês, abordagens de ensino de gramática, livro didático de Língua Portuguesa, livro didático de Língua Inglesa, Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, ensino das habilidades comunicativas em língua inglesa, tradução e ensino de língua estrangeira, ensino-aprendizagem de segundas línguas, formação de leitores.

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2021-06-26 — Atualizado em 2023-03-21

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