O PODER ARGUMENTATIVO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS POR MEIO DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL
Palavras-chave:
Multimodalidade, Anúncio publicitário, Gramática do Design Visual.Resumo
Vivemos na era da tecnologia e na tentativa de acompanhar a instantaneidade e a dinamicidade dessa realidade do século XXI é que se vem incorporando aos textos, cada vez, mais recursos semióticos, deixando de priorizar apenas o texto verbal e enfatizando a necessidade de uma educação visual da informação pelos cidadãos. Assim, para acompanhar o ritmo dessas mudanças no cenário discursivo da atualidade, a educação brasileira tem atentado para a necessidade de novas práticas de letramento fazendo emergir mudanças consideráveis em documentos que norteiam a práxis dos educadores em sala, como na Base Nacional Comum Curricular, que passa a priorizar os gêneros multimodais que permeiam as práticas sociais diárias. É com base nisso que o presente artigo busca aplicar as categorias de análise visual da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996) em três anúncios publicitários, que, além de promoverem produtos como programa de pontos, carro novo e cosmético capilar, difundem ideias de consumo que ajudam na persuasão publicitária. Com isso, buscamos estabelecer um caminho de leitura visual para captar a significação textual, a partir da ênfase nas potencialidades emergentes das imagens, cores e layouts na promoção persuasiva do consumo de determinado produto ou serviço, despertando, com isso, um processo de letramento visual em textos multimodais. Esperamos, com isso, ajudar os professores nesse processo de mediação da leitura dos seus alunos em ambientes digitais, auxiliando-os a explorarem a compreensão do uso desses recursos visuais para a apreensão do sentido geral dos textos multissemióticos que circulam na sociedade.Referências
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