O PODER ARGUMENTATIVO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS POR MEIO DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL

Autores

Palavras-chave:

Multimodalidade, Anúncio publicitário, Gramática do Design Visual.

Resumo

Vivemos na era da tecnologia e na tentativa de acompanhar a instantaneidade e a dinamicidade dessa realidade do século XXI é que se vem incorporando aos textos, cada vez, mais recursos semióticos, deixando de priorizar apenas o texto verbal e enfatizando a necessidade de uma educação visual da informação pelos cidadãos. Assim, para acompanhar o ritmo dessas mudanças no cenário discursivo da atualidade, a educação brasileira tem atentado para a necessidade de novas práticas de letramento fazendo emergir mudanças consideráveis em documentos que norteiam a práxis dos educadores em sala, como na Base Nacional Comum Curricular, que passa a priorizar os gêneros multimodais que permeiam as práticas sociais diárias. É com base nisso que o presente artigo busca aplicar as categorias de análise visual da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996) em três anúncios publicitários, que, além de promoverem produtos como programa de pontos, carro novo e cosmético capilar, difundem ideias de consumo que ajudam na persuasão publicitária. Com isso, buscamos estabelecer um caminho de leitura visual para captar a significação textual, a partir da ênfase nas potencialidades emergentes das imagens, cores e layouts na promoção persuasiva do consumo de determinado produto ou serviço, despertando, com isso, um processo de letramento visual em textos multimodais. Esperamos, com isso, ajudar os professores nesse processo de mediação da leitura dos seus alunos em ambientes digitais, auxiliando-os a explorarem a compreensão do uso desses recursos visuais para a apreensão do sentido geral dos textos multissemióticos que circulam na sociedade. 

Biografia do Autor

Marcos Randall Oliveira de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc) da UERN. Graduado em Letras com habilitação em Português e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada e Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização, com enfoque em gênero sociais, sexualidade e digitalidades. É também especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialista em Docência do Ensino Superior e Antropologia (UCAM). Além disso, atua na área de formação docente, educação popular e direitos humanos. Professor Efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e membro do Grupo de Pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL).

Sergiana Cortez de Abreu, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Linguística (UFC). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2013) e especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando na docência desde 2009

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2021-06-26 — Atualizado em 2023-03-21

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