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Representações Sociais dos EUA e aprendizagem de língua inglesa: uma análise de narrativas visuais de alunos

Autores

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores

Resumo

Graças à forte influência cultural, política e econômica dos EUA no Brasil e no mundo, o inglês ainda é associado à cultura estadunidense. Assim, a aprendizagem de inglês vincula-se a representações, muitas vezes estereotipadas, da cultura estadunidense. Compreendendo representações sociais como sistemas de referência que orientam e conduzem práticas sociais (CABECINHAS, 2004; CRUSOÉ, 2004; MOSCOVICI, 2009, entre outros), este estudo teve como principal objetivo investigar as representações de um grupo de estudantes de inglês do sexto ano de uma escola pública em relação aos Estados Unidos e à cultura estadunidense. Os dados foram coletados por meio de narrativas visuais (desenhos à mão livre), entrevistas e notas de campo, os quais foram analisados com base na pesquisa narrativa (BELL, 2002; MELO-PFEIFER, 2015; SILVA, 2017). Os resultados apontam que os estudantes têm, por um lado, representações estereotipadas em relação aos EUA e à cultura estadunidense, e, por outro, uma carência de conhecimento sobre o país, o que reforça a necessidade de práticas docentes que ampliem a consciência de estudantes acerca de aspectos históricos, socioculturais e interculturais das comunidades falantes de língua inglesa, promovendo posicionamento crítico em relação a diferentes culturas e, em última instância, respeito à diversidade.

Biografia do Autor

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ

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Publicado

2022-01-28

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