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O Professor Reflexivo: considerações teóricas e práticas

Autores

Palavras-chave:

reflexividade, professor, prática docente

Resumo

Este texto aborda o conceito de professor reflexivo como proposto por Donal Schön em 1983 e discorre sobre seus princípios norteadores. Apresenta avaliações críticas que ao longo dos últimos anos discorrem sobrem o tema abordando eventuais contribuições e limitações ou equívocos do pressuposto da reflexividade docente. O trabalho relata aplicações práticas da teoria em foco e faz uma apreciação a respeito da atualidade do conceito à luz do cenário atual da prática docente.

Biografia do Autor

Leila Maria Taveira Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ)

Possui doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense (2010) com foco na área de aquisição lexical e recursos multimediáticos em ambiente instrucional. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Federal Fluminense com foco em processos de interação para aquisição de vocabulário e atividades cooperativas para ensino e aprendizado de língua estrangeira, especialização em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (2002) pela Universidade Federal Fluminense e lincenciatura em Letras Portugês/Inglês (1995) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência no ensino das quatro habilidades de lingua inglesa e, atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde trabalha em sistema de dedicação exclusiva com ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos e se dedica ao desenvolvimento de materiais didáticos.

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Publicado

2021-06-26

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Artigo