O Professor Reflexivo: considerações teóricas e práticas
Palavras-chave:
reflexividade, professor, prática docenteResumo
Este texto aborda o conceito de professor reflexivo como proposto por Donal Schön em 1983 e discorre sobre seus princípios norteadores. Apresenta avaliações críticas que ao longo dos últimos anos discorrem sobrem o tema abordando eventuais contribuições e limitações ou equívocos do pressuposto da reflexividade docente. O trabalho relata aplicações práticas da teoria em foco e faz uma apreciação a respeito da atualidade do conceito à luz do cenário atual da prática docente.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-21 (2)
- 2021-06-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leila Maria Taveira Monteiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).