Nasal em coda medial: influência do conhecimento fonológico na escrita infantil
Palavras-chave:
Nasalidade. Escrita Inicial. Conhecimento Fonológico.Resumo
Este artigo analisa a representação da nasal em coda medial, (presente em palavras como ponta, assunto e planta) na produção escrita de crianças do Ensino Fundamental. A nasal em coda envolve a discussão presente na Fonologia referente à interpretação monofonêmica ou bifonêmica da nasalidade vocálica (LEITE, 1974; CAMARA, 1953). Além disso, estudos anteriores evidenciam a não correlação entre aquisição da coda nasal medial na oralidade e sua respectiva aprendizagem na escrita (MEZZOMO, 2004; MIRANDA, 2009). Os objetivos do presente trabalho são: i) analisar as diferentes representações da nasal em coda medial na escrita de alunos do Ensino Fundamental; ii) verificar a relação da representação da nasal com a aquisição fonológica dessa estrutura silábica, e iii) seria capaz de apontar caminhos para corroborar ou não uma visão mono e/ou bifonêmica da nasalidade vocálica. Parte-se da hipótese de que o conhecimento fonológico internalizado e as regras da oralidade influenciam as etapas da escrita infantil. Estudos fonológicos de base estruturalista e gerativista sustentam a pesquisa. O corpus constitui-se de produções escritas de aprendizes do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e de Niterói. Os resultados, que evidenciam a interferência do conhecimento fonológico e da oralidade na representação da coda nasal, reabrem a discussão sobre o status da nasalidade fonológica e fornecem subsídios para a compreensão adequada dos erros de escrita.
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