Oralidade e escrita na perspectiva dos multiletramentos

Autores

Palavras-chave:

Oralidade, Escrita, Multiletramentos

Resumo

A linguagem sempre foi tema de destaque nos estudos científico-filosóficos, ajudando a explicar como o homem se relaciona com o mundo, interage com seus semelhantes e de que maneira se particulariza das demais espécies. Com o surgimento da Linguística, no início do século XX, a partir da publicação da obra póstuma “Curso de linguística geral”, de Ferdinand de Saussusure, em 1916, as questões referentes a este tema ganharam um novo status, passando a ser explicadas por meio de referenciais teórico-metodológicos próprios. Os estudos sobre a linguagem também passaram a atender a objetivos exclusivos a ela mesma, não servindo apenas para explicar questões indiretamente ligadas a ela, como o estudo de civilizações passadas, a elucidação de textos antigos ou o tratamento de questões filosóficas que envolvam a relação homem-linguagem-coisa/mundo. Outra alteração com relação ao tratamento da linguagem provocada pela Linguística corresponde ao caráter descritivo com que os fatos da língua passaram a ser analisados. A postura prescritiva/normativa diante da língua passa, então, a ser substituída por um olhar neutro e objetivo sobre os fenômenos linguísticos, requisitos do trabalho com qualquer ciência. Nessa nova direção, o ensino, a partir dos documentos oficiais de educação, passa a se atualizar por essas novas orientações e a se reinventar na educação em língua materna. Diante desse propósito, este ensaio vem problematizar como os temas de oralidade e escrita podem ser abordados em sala de aula, sobretudo na perspectiva dos multiletramentos, a partir das contribuições da Linguística a respeito desses temas.

Biografia do Autor

Quezia dos Santos Lopes Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Linguística- Faculdade de Letras (UFRJ)

Doutora em Linguística pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com bolsa sanduíche concedida pela CAPES para cursar parte do doutorado na USC (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha). Mestre em Linguística pela UFRJ e graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras (Português/ Literaturas) pela mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, na área de linguística, de 2008 a 2010, e bolsista de Pós-graduação pela CAPES, no mestrado. Desenvolveu, nesse período, pesquisas na área de Linguística com interesse especial pelos temas de concordância verbal, língua e sociedade, processos de mudança linguística e aspectos verbais do português. Também atuou como voluntária (de 2007 a 2008) no projeto de pesquisa sobre letramento social e escolar em jovens e adultos vinculado ao PEUL/UFRJ (Programa de Estudos sobre o Uso da Língua). Sua experiência concentra-se na educação básica (ensinos fundamental e médio, nas redes pública e privada), superior (professora substituta de Linguística da UFRJ e professora substituta de Didática e ensino de português da UFRRJ), e em processos de correção e consultoria pedagógica de exames nacionais de larga escala, sobretudo na avaliação de redações.

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Publicado

2020-06-19 — Atualizado em 2023-03-21

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Seção

Ensaio