EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Resumo

Prezados leitores, é com prazer que estamos, depois de muito trabalho, disponibilizando o volume anual da revista Saúde.com-Ciência, publicação destinada a divulgar o trabalho realizado pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Realengo (IFRJ-CReal). O volume atual contou com o especial trabalho de co-edição das professoras Ana Carolina de Souza Basso[1], Camila Alves Bandeira Falcão[2] e Débora Leandro Rama Gomes[3].


[1] Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ)- Campus Realengo. Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Doutoranda em Terapia Ocupacional do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Especialista profissional em terapia ocupacional em contextos sociais. Atua e pesquisa as áreas de Terapia Ocupacional Social, Políticas Sociais, Direitos Humanos e Terapia Ocupacional no Sistema Único de Assistência Social. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Extensão do Campus Realengo - IFRJ. Integrante do grupo de pesquisa "Terapia Ocupacional: da teoria à prática" do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

[2] Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com mestrado obtido em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo mesmo instituto (2010). Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ.

[3] Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura UERJ/2005 e Bacharelado - UERJ/2009), Especialização em Química Ambiental (UERJ/2007), Mestrado (UERJ/2007) e Doutorado (UERJ/2012) em Microbiologia Médica Humana. Desde 2009, é professora de Microbiologia (Geral, Médica e Clínica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / Campus Realengo, onde também desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação (COPI) do IFRJ / Campus Realengo de 2011 a 2013. Além disso, realizou Pós-Doutorado no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA, França) na área de Microbiologia Aplicada (2013/2014 - CAPES COFECUB).

Biografia do Autor

Lêda Glicério Glicério Mendonça, IFRJ

graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e em Licenciatura em Química (2006). Atualmente faz parte do corpo docente do Bacharelado em Farmácia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia e na Graduação Tecnológica de Química, ministrando disciplinas de Deontologia, Boas Práticas de Fabricação e Inovação Tecnológica. Realiza pesquisa na área de Ensino em Ciências e Saúde (Especialização, Mestrado e Doutorado). Atualmente assume a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, além da suplência da Coordenação da Graduação em Farmácia. Atua também como Editora-gerente da Revista Científica Eletrônica Ciências&Idéias, publicação direcionada ao público interessado nas discussões da área de Ensino em Ciências e Matemática. http://lattes.cnpq.br/2976092635844829

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

EDITORIAL