TESSITURA DE UMA REDE DE ARTE, CULTURA E SAÚDE NO TERRITÓRIO DA PEQUENA ÁFRICA - REINVENÇÕES FRENTE À PANDEMIA DA COVID 19

Autores

  • Roberta Pereira Furtado da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Campus Realengo
  • Renata Caruso Mecca Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Flávia Andreia das Chagas Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mayra Brandão Bandeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Valeska Maria de Souza Malhano Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O Projeto de extensão e pesquisa Outros Comuns realiza uma tessitura de rede de arte, cultura e saúde a partir da construção de parcerias com dispositivos de saúde, assistência social e coletivos de arte independentes em ações que favorecem a participação sociocultural de grupos no território da Pequena África, priorizando seu protagonismo como produtores de cultura. No contexto da pandemia covid-19, suas ações foram reorientadas para atividades em modo remoto que combinaram o acionamento da rede de apoio a grupos em vulnerabilidade social do território no enfrentamento aos efeitos da pandemia, o fornecimento de insumos, a construção de campanhas de financiamento às ações comunitárias e a veiculação nas redes sociais dessas ações para um público amplo. No que tange os objetivos específicos do projeto, suas ações se voltaram para o desenvolvimento da educação patrimonial em relação às referências culturais do território através da metodologia do inventário participativo. As ações têm acontecido em modo remoto com parceiros e moradores com objetivo de construir produtos audiovisuais sobre essas referências que possam ser de acesso de todos. As ações do projeto têm ampliado a rede de parceiros e aquecido movimentos de solidariedade entre os mesmos. Com o inventário participativo, o projeto tem desenvolvido o protagonismo de lideranças comunitárias no reconhecimento, apropriação e difusão das referências culturais do território, em especial seus personagens-moradores. A partir da pesquisa em conjunto com essas lideranças e a parceria com dois centros de cultura da região, tem contribuído para projetos de letramento de crianças através do compartilhamento dessas referências e da sensibilização para a história dos personagens -moradores.

Biografia do Autor

Roberta Pereira Furtado da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Campus Realengo

Graduação em Terapia Ocupacional

Renata Caruso Mecca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional  - UFRJ

Flávia Andreia das Chagas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Mayra Brandão Bandeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Valeska Maria de Souza Malhano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do curso de Serviço Social da UFRJ

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA