PROJETO MULTIPLICAR PARA COMBATER: A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A MITIGAÇÃO DA COVID-19
Autores
Fátima Cristina Alves de Araujo
IFRJ
Graciele Maria dos Santos
Hugo Alexandre Rodrigues dos Santos
Rita de Cássia de Brito
Resumo
Este trabalho objetiva descrever a experiência da formação de multiplicadores para o desenvolvimento de ações para a mitigação da COVID-19 a partir de uma parceria entre o IFRJ campus Realengo e Duque de Caxias. Com a curva crescente do número de casos de COVID-19, os professores de Duque de Caxias organizaram uma campanha para doação de máscaras aos moradores da área adjacente ao campus. A partir dessa ação, viu-se a possibilidade de adaptar o projeto “Abuso infantojuvenil: multiplicar para combater” transformando-o no projeto “Multiplicar para combater: a formação de multiplicadores para a mitigação da COVID-19”. Todas as ações se deram por meio virtual e foram formados 12 multiplicadores e distribuídas aproximadamente 5 mil máscaras. Além de prevenir a COVID-19, foi possível instrumentalizar pessoas para construção local de soluções compartilhadas. Ademais, o projeto possibilitou um processo de aprendizado intersetorial, interprofissional e colaborativo que foi corroborado pelos estudantes extensionistas.