TRABALHANDO OS ASPECTOS DA SEXUALIDADE COM UM GRUPO ON-LINE DE IDOSOS DO RIO DE JANEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Dandara Júnia Menezes Rainha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Thatyane Moraes Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-5314-1208
  • Raphaela Rodrigues Klotz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Susana Engelhard Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7320-443X

Resumo

Introdução:Em face do Boletim Epidemiológico n°15 do Ministério da Saúde e Portaria n° 343 do Ministério da Educação requererem o distanciamento social e a paralisação das aulas presenciais em instituições educacionais devido à pandemia causada pelo Sars-Cov-2, desde março de 2020 o Programa de Educação Tutorial (PET) readaptou suas ações para  atividades remotas, e para tanto optou pela formulação de um grupo on-line com  idosos que já integravam um grupo de suporte presencial coordenado pela equipe no ano de 2019. Objetivos: Sensível a esta nova conjuntura, busca-se através de um relato de experiência, apresentar estratégias de restabelecimento de vínculos e contato com esse público-alvo, descrever as ações e apresentar os resultados decorrentes das mesmas. Metodologia: Foram planejados 7 encontros, cujos temas selecionados para abordagem foram: adoção e estratégia de enfrentamento da pandemia de Covid-19; mudanças na rotina em decorrência da pandemia; novos hábitos; educação em saúde e desejos para o próximo ano. Estes encontros aconteceram no segundo semestre de 2020, através da plataforma Google Meet. Os critérios de inclusão dos participantes foram: ter a idade mínima de 60 anos, serem habitantes do Estado do Rio de Janeiro e ter desejo de participar da iniciativa. O enquadre do grupo teve característica on-line, aberto, com frequência quinzenal e duração de uma hora. Resultados e discussão:  Os encontros tiveram a participação de, em média, 3 idosos com idade média de 67,6 anos (dp=5.71). Observou-se ao longo dos encontros que os mesmos apresentaram mudanças significativas em suas rotinas e precisaram se adaptar ao período pandêmico. Conclusão: Essa iniciativa contribuiu para o fortalecimento das redes de apoio dos idosos, além de possibilitar novas medidas de enfrentamento aos sentimentos causados pelo isolamento social. Ademais, proporcionou o desenvolvimento de habilidades discentes em seu percurso formativo ao oferecer escuta qualificada, sensibilidade e adaptação às necessidades dos participantes.


Biografia do Autor

Dandara Júnia Menezes Rainha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Discente de Fisioterapia do  Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Realengo

Thatyane Moraes Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Discente de Fisioterapia do  Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Realengo

Raphaela Rodrigues Klotz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Discente de Terapia Ocupacional do  Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Realengo

Susana Engelhard Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Docente de Psicologia dos cursos de graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmarcia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Realengo

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA