REPERCUSSÕES DA SAÚDE MENTAL NO MEIO ACADÊMICO: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA PANDEMIA DE COVID- 19.

Autores

  • Pamela Oliveiros de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Amanda Côrtes Alberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Maia Quintela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Giulia Santos Antunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Maria Gabriela de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Yoná Magalhães de Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo

Entrevista realizada com Ana Maria Quintela Maia e Roberta Pereira Furtado da Rosa, docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, no modelo de Live do Instagram®, no dia 28 de Setembro de 2020. O enfoque dessa entrevista foi abordar, aproveitando-se da temática do Setembro Amarelo, as questões de saúde mental que atravessam os jovens das instituições de ensino superior. As professoras conversaram sobre as mudanças que ocorrem nessa fase, sobre a promoção da saúde mental para esse público e a importância de romper com a lógica competitiva da graduação. Houve também um enfoque para a atual situação de distanciamento social vivida durante esse período de pandemia.

Biografia do Autor

Pamela Oliveiros de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (Campus Realengo); Membro-Fundadora e Diretora Geral da Liga Acadêmica de Saúde Mental do IFRJ. Participou do Projeto de Extensão "Outros Comuns" do IFRJ. Atualmente é Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual e voluntária do PET-Interprofissionalidade, no subprojeto "Multiplicando Saúde: promoção de saúde de adolescentes na perspectiva da Educação Popular".

Amanda Côrtes Alberto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (Campus Realengo) e em Psicologia pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM (Campus Bonsucesso). Bolsista do Projeto de Extensão Outros Comuns do IFRJ e Membro-Administradora do Projeto de Extensão Sankofa da UNISUAM. Membro-Fundadora da Liga Acadêmica de Saúde Mental do IFRJ, atuando na Diretoria de Pesquisa Científica e Co-Fundadora da Liga Acadêmica de Psicologia Social da UNISUAM, atuando na Diretoria Geral. Técnica em Enfermagem pela Unidade Educacional Gama e Souza - UEGS.

Ana Maria Maia Quintela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Especialista em Saúde Mental nos moldes de Residência pelo Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ, em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RIo de Janeiro - SMSDC/Rj. Mestre em Saúde Coletiva pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Medicina Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - IMS/UERJ. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e preceptora de núcleo na Residência Multiprofissional em Saúde Mental do IPUB/UFRJ.

Giulia Santos Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Realengo. Bolsista no projeto de pesquisa e extensão “Quando estilhaços de passado originam mosaicos de futuro”. Membro Fundadora da Liga Acadêmica de Saúde Mental do IFRJ, atuando na Diretoria de Extensão. Membro da Associação Caminho Azul.

Maria Gabriela de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (Campus Realengo). Participou como bolsista do projeto “Aproximações ao campo de trabalho - intervenção da terapia ocupacional social sob a perspectiva da inclusão produtiva na assistência social na Unidade de Reinserção Social (URS) Realengo.  Atualmente faz parte do projeto "ETOS: experiências no campo da terapia ocupacional social - URS Realengo." Membro-Fundadora da Liga Acadêmica de Saúde Mental do IFRJ, atuando na Diretoria de Comunicação. Técnica em Auxiliar de Necropsia e Tanatopraxia.

Yoná Magalhães de Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pelo IFRJ/Realengo. Participou como voluntária no projeto de extensão "Rede, Território e Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes: Estratégias para a Promoção de Saúde Mental" na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou o estágio não obrigatório "Acadêmico Bolsista" da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro na modalidade Integrado em Saúde Mental. Atualmente é voluntária no Programa de Educação pelo Trabalhoi: PET-Saúde Interprofissionalidade e Diretora de Certificação e Secretaria da Liga de Saúde Mental (LASAM) do IFRJ. Técnica em Segurança do Trabalho formada pelo Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

ENTREVISTA